[OLPC Brasil] Meu leitor e suas dúvidas - 2o encontro de laptops

Denise Vilardo dvilardo at gmail.com
Tue Mar 25 12:42:07 EDT 2008

Olá, Renata

Primeiramente, obrigada pelo seu apoio, sempre nos acolhendo no YBE.

Deixarei algumas respostas para os demais companheiros da lista
complementarem.

É bom começarmos esclarecendo que estamos nos referindo ao Projeto UCA (Um
Computador por Aluno) que é o projeto do Governo Federal, coordenado pela
Secretaria de Ensino a Distância (SEED) do MEC.

O Projeto UCA começou a nascer em junho de 2005, quando o cientista Nicholas
Negroponte <http://pt.wikipedia.org/wiki/Nicholas_Negroponte>, fundador do
MIT – Media Lab, e o educador Seymour
Papert<http://pt.wikipedia.org/wiki/Seymour_Papert>vieram ao Brasil
para propor ao governo
brasileiro <http://www.peabirus.com.br/redes/form/fotos?comunidade_id=268>aderir
ao programa piloto do projeto de educação OLPC – One
Laptop <http://www.peabirus.com.br/redes/form/post?topico_id=7037#> per
Child, que foi apresentado ao mundo em janeiro de 2005, no Fórum Mundial de
Davos.

Portanto, o UCA  é baseado nas idéias inicialmente propostas pela OLPC, mas
ganha contornos próprios, para se adequar às necessidades do nosso país.