[OLPC Brasil] Meu leitor e suas dúvidas - 2o encontro de laptops

Alexandre Van de Sande alexandrevandesande at gmail.com
Tue Mar 25 14:07:41 EDT 2008

complementando:

>  1ª Se esses laptops chegarem a todos os 30 mil professores (o que ainda
>  duvido), como alguns poderão usá-los se ainda existem escolas que a rede
>  elétrica é deficitária e não há cobertura de telefonia celular?

O laptop nao usa cobertura celular e pode funcionar mesmo sem
internet. Usa uma tecnologia nova chamada mesh network que faz com que
a propria distribuicao dos laptops ajude a criar a infraestrutura
necessaria de rede: isso é, como cada laptop é uma miniantena,
distribuir os laptops é como espalhar milhares de pequenas antenas de
internet no brasil.

O laptop requer energia elétrica para funcionar, claro, mas como
requer bem pouca e rende muito ele é favorável a soluções alternativas
masi ecologicas. Uma roda d´agua um painel solar pequeno ou bateria de
caminhão basta para alimentar diversos laptops durante muito tempo. Há
espaco para solucoes criativas, na india por exemplo montaram uma
estacao de carregamento de laptops baseado em animais de tracao.

>  2ª Algumas escolas não têm nem mobiliário completo para aluno e
>  professores, como usar os laptops?

como a denise falou bem, as escolas brasileiras tem muitas
deficiencias e uma nao exclui a outra. Pense no laptop como um livro
educacional, uma escola pode estar precisando de uma reforma na parede
e dinheiro para as merendas, mas isso nao quer dizer que devemos
cortar a verba para livros por causa dessas faltas.

>  3ª A SEED tem informado que os 30 mil laptops estão comprados e
>  estocados. Uma compra dessas deveria ter sido licitada em alguma data e
>  por que não se tem notícias claras de tal volume de negócios?

Os leilao de dezembro foi divulgado em todos os principais veiculos,
tanto blogs especializados quanto grandes jornais online como g1.com
(da globo). Nao tiveram grande destaque por que suponho que os
editores acharam que nao daria muito ibope. Até onde eu saiba ( alguem
me corrija se estiver errado) a informacao que eles estao comprados e
estocados é erronea, pois o leilão foi cancelado por causa dos preços
muito altos e deverá ser remarcado em breve.

Alexandre Van de Sande
www.wanderingabout.com
rio de janeiro