[OLPC Brasil] Para os amigos do OLPC: cartilha do dumping

Alexandre Oliva lxoliva at fsfla.org
Wed Jan 16 06:05:19 EST 2008

On Jan 11, 2008, Jecel Assumpcao Jr <jecel at merlintec.com> wrote:

> Acho que a estimativa de vida de apenas um ano bem pessimista.

Baseado em quê?  Eu mesmo não tenho mais sorte que isso com baterias
de notebooks.

> Mas se eu estivesse participando da licitação com o Classmate eu
> colocaria este itém em separado como material de consumo e não como
> parte da garantia.

Porque a bateria não faz muita diferença pro ClassMatePC, mesmo, já
que ele praticamente precisa de energia elétrica permanente para
funcionar?

> Dai a MEC teria que fazer um licitação separada para a instalação,
> manutenção, etc.

Não sei como funcionam licitações, mas não é possível fazer uma
licitação combinada para os vários itens, a serem cotados e adquiridos
separadamente?

> O total gasto seria ainda maior pois ai não tem como um
> fornecedor perder um pouco numa parte para ganhar na outra.

E essa possibilidade é boa para o comprador por quê, mesmo?