[OLPC Brasil] Para os amigos do OLPC: cartilha do dumping

Jecel Assumpcao Jr jecel at merlintec.com
Fri Jan 11 13:59:35 EST 2008

Alexandre Oliva escreveu:
> Só a bateria do Classmate já precisa ser substituída anualmente, e
> você deve pelo menos ter idéia do preço de baterias de notebooks.

A Mary Lou Jepsen estimou numa entrevista que as baterias do Classmate
custam US$40 contra US$10 do XO. Acho que a estimativa de vida de apenas
um ano bem pessimista. Mas se eu estivesse participando da licitação com
o Classmate eu colocaria este itém em separado como material de consumo
e não como parte da garantia.

> Qual o critério de prova necessário num caso como esses?  Ausência de
> dúvida razoável?  Proeminência de evidência?  Evidência
> circunstancial?  Motivo e arma fumegante? :-)

Se concorrentes com produtos equivalentes alegarem que seus custos são
muito mais altos já seria um grande passo. A etapa seguinte seria estes
concorrentes provarem o que dizem, talvez mostrando sua planilha
detalhada de custos. A última etapa seria o acusado ser incapaz de
retrucar com sua própria planilha mostrando que é milagrosamente mais
eficiente que os demais.

Dado que eu posso entrar numa loja nos EUA e comprar um PC Linux da
Shuttle por $200 mais um tocador DVD portátil por $60 e ir para casa com
algo bem mais poderoso que o Classmate, não vejo por que alguém vai
acreditar que a Intel não pode fazer algo equivalente. Note que se ela
"vende" seus chips para ela mesma por *muito* menos do que ela vende
para outros isso não pode ser considerado dumping. Era assim que a
Commodore vencia todos os seus concorrentes.

> De todo modo, tá caro, o MEC não quer/consegue pagar isso tudo.  Acho
> que deviam cancelar o pregão e orçar computadores (com garantia e
> impostos) separadamente do transporte.  Aí não casa a infraestrutura
> de distribuição com a montagem etc, e fica mais difícil fazer dumping
> no hardware.  E aí quem sabe ganha o computador com melhor
> custo/benefício educacional, e, com a abertura, outros serviços de
> transporte podem entrar e oferecer custos melhores (ou não, o que
> meio que comprovaria tentativa de dumping).
>
> Não faz sentido?

Dai a MEC teria que fazer um licitação separada para a instalação,
manutenção, etc. O total gasto seria ainda maior pois ai não tem como um
fornecedor perder um pouco numa parte para ganhar na outra.

-- Jecel