[OLPC Brasil] baterias (era: Para os amigos do OLPC: cartilha do dumping)

Jecel Assumpcao Jr jecel at merlintec.com
Wed Jan 16 14:53:09 EST 2008

Alexandre Oliva escreveu:

> Baseado em quê?  Eu mesmo não tenho mais sorte que isso com baterias
> de notebooks.

Minha experiência tem sido que baterias duram bem mais que os discos
rigídos em média. Não vi nenhum laptop ter defeito na bateria com menos
de três anos, mas pelo que vejo de lojas vendendo baterias de reposição
eu devo supor que isso não é típico.

> Porque a bateria não faz muita diferença pro ClassMatePC, mesmo, já
> que ele praticamente precisa de energia elétrica permanente para
> funcionar?

Realmente os pilotos no Brasil tem usados os computadores sempre ligados
nas tomadas, tanto no caso do Classmate quanto do XO. E como os
computadores ficam nas escolas e nunca vão para casa as baterias não
chegaram a ser usadas ainda. Mas imagino que o quadro será bem diferente
num piloto maior (e ai o Classmate poderá causar problemas).

Mas meu critério para decidir se algo é um componente do sistema ou itém
de consumo não é se dá para operar sem (senão cartuchos de tinta e papel
para impressoras não seriam material de consumo, certo?) mas sim se é
razoável supor que terá uma vida inferior ao do resto do sistema. Veja o
caso de pneus num carro - mesmo que você troque apenas uma ou duas vezes
(e tenham quem nunca troque) ao longo da vida do carro, é claramente um
itém de consumo.

> Não sei como funcionam licitações, mas não é possível fazer uma
> licitação combinada para os vários itens, a serem cotados e adquiridos
> separadamente?

Não vejo nenhuma razão que impediria isso, mas me parece equivalente a
múltiplas licitações.

> E essa possibilidade é boa para o comprador por quê, mesmo?

O valor pedido será menor. É como você comprar quatro itéms da cesta
escolar, cada um numa loja diferente. Agora se você comprar tudo num
lugar só talvez o vendedor ofereça o quarto itém como brinde e você
pagar só os 3 primeiros.

-- Jecel