Re: [OLPC Brasil] Configuração melhor, ....

José Antonio joseantoniorocha at gmail.com
Tue Mar 27 18:59:22 EDT 2007

On 3/27/07, Leonardo Brás <leonardo_bsp at yahoo.com.br> wrote:

>         No entanto mais uma duvida me aflinge e aparentemente não foi
> apresentada nessa lista, a questão do preço. A Configuração praticamente
> dobrou, mas e o preço unitario do laptopo aumentou?

O OLPC não divulgou os preços, mas não deve aumentar muito. Mesmo que
aumente uns 10 dólares, acho que vale.

>         Será que, se o preço aumentou, é mais viavel, aos cofres publicos,
> essa configuração do que a anterior?

Bom, com essa configuração, talvez seja possível até rodar Google Earth ou
NASA World Wind na maquininha. Isso não tem preço, acho.

>         Outra coisa a qual tenho duvidas, é sobre a qustão  do material
> utilizado nas aulas. Vai ser autorizado o uso de materiais de alta
qualidade
> ja publicados ou serão publicados outros materiais?

Acho que isso é com a comunidade de professores e voluntários.

> E como ficam as escolas particulares nessa historia? Os materiais delas
> poderão ser utilizados pelas escolas publicas?

Isso dependeria das editoras que detêm o monopólio de cópia (copyright) do
material. Editoras espertas vão liberar e procurar um outro modelo de
negócio (eu, por exemplo, ganho dinheiro com o Google
Adsense<http://www.google.com/search?q=TCC>,
não com copyright). Editoras cegas vão ficar com seu monopólio e perecer,
porque tem gente (como o Américo) que produzirão material com cópia
liberada.

> Pergunto isso porque sempre fui aluno de escola publica, e fiquei pasmo
com
> a diferença de nível dos materiais.

O Américo já está colocando coisas ótimas à disposição, antes mesmo que o
projeto fique pronto. Projetos coletivos de professores também ficarão
disponíveis, sem dúvida.

atividade: "Pesquisa e aprendizado em mídias digitais"
googletalk: email: MSN: joseantoniorocha at gmail.com
ICQ: 658222 Skype: "meiradarocha_jor"
veículos: [ http://meiradarocha.jor.br http://olpcitizen.blogspot.com ]