[OLPC Brasil] Entre o MEC e o XO da OLPC

Jaime Balbino jaimebalb at gmail.com
Mon Mar 12 16:55:32 EDT 2007

O Américo Damasceno, talvez o principal desenvolvedor de aplicativos
finais para o XO no Brasil, fez uma garimpagem maravilhosa sobre os
meandros do sistema oficial de educação no Brasil.

Melhor ainda, ele mostra como  se encaixa o XO na política já adotada
pelo MEC para as novas tecnologias e a educação.

Um excelente trabalho!

Acho uma tendência natural a negação de tudo o que está aí em prol do
"novo". Mas este é um momento passageiro que deve dar lugar às
reflexões mais maduras.

Não concordo com muitas estruturas que o MEC opera, as acho
artificiais e desnecessariamente complexas, mas são necessárias por um
motivo ou outro.

A formação de multiplicadores, por exemplo. Acho válida num primeiro
momento, mas não creio que seja a melhor base para um projeto de
inclusão universal, pois cria uma inércia e uma dicotomia com a
própria nova metodologia que se deseja implementar. Além de gerar
resultados qualitativos ilusórios.

(Rever os indicadores e criar outros novos é um caminho, sempre polêmico...)

Bom, melhor acompanhar a pesquisa do Américo em:
ttp://digitalmediauniverse.blogspot.com/
--
Jaime Balbino Gonçalves da Silva
Learning Designer e Consultor em sistemas de ensino
jaimebalb at gmail.com

--
Jaime Balbino Gonçalves da Silva
Designer Instrucional e Consultor em sistemas de ensino
jaimebalb at gmail.com