[OLPC Brasil] Entre o MEC e o XO da OLPC

José Antonio joseantoniorocha at gmail.com
Mon Mar 12 17:12:16 EDT 2007

Posso estar falando uma bobagem, mas me parece que a qualificação dos
professores no projeto UCA deve ser feita "em produção", como se diz na
indústria. Se formos esperar que professores façam cursos, e tal, a coisa
corre o risco de não sair ou demorar muito.

Além do mais, a própria pedagogia do projeto é "aprender fazendo". Os
professores terão de aprender ajudando ds alunos a aprenderem. Se tiverem
dificuldades, os alunos ajudarão os professores a aprenderem a usar as
geringonças.

Professores devem se organizar e compartilhar experiências em listas de
discussão, fóruns, chats, grupos de estudos, wikis, blogs, projetos de
aprendizado compartilhados entere diversas regiões etc.

O que vocês acham?

On 3/12/07, Jaime Balbino <jaimebalb at gmail.com> wrote:

> O Américo Damasceno, talvez o principal desenvolvedor de aplicativos
> finais para o XO no Brasil, fez uma garimpagem maravilhosa sobre os
> meandros do sistema oficial de educação no Brasil.
>
> Melhor ainda, ele mostra como  se encaixa o XO na política já adotada
> pelo MEC para as novas tecnologias e a educação.
>
> Um excelente trabalho!
>
> Acho uma tendência natural a negação de tudo o que está aí em prol do
> "novo". Mas este é um momento passageiro que deve dar lugar às
> reflexões mais maduras.
>
> Não concordo com muitas estruturas que o MEC opera, as acho
> [...]

atividade: "Pesquisa e aprendizado em mídias digitais"
googletalk: email: MSN: joseantoniorocha at gmail.com
ICQ: 658222 Skype: "meiradarocha_jor"
veículos: [ http://meiradarocha.jor.br http://olpcitizen.blogspot.com ]