Re: [OLPC Brasil] Um pouco de surrealismo quando o assunto é Escola & Informática

José Antonio joseantoniorocha at gmail.com
Sat Mar 3 23:58:06 EST 2007

On 3/4/07, Alberto Vianna <albertovianna at terra.com.br> wrote:

> contato
> do
> de
> nas
> mais

> José Antônio,

Neste caso respondo-lhe, finalmente(ufa!):
> Não sou vegetariano e para provar podemos até marcar um CHURRASCO.

Qué isso, Alberto! Eu só boto na roda coisas que leio pela rede. Estamos
todos aprendendo! Ninguém sabe de nada, temos que nos perguntar, tentar
fugir de respostas pré-fabricadas, experimentar... eu aprendo muito com os
outros.

Na real, eu fiz meio que uma provocação, como costumo fazer me listas de
discussão, porque elas existem pra isso mesmo, pra gente discutir.

No caso do joguinho, diariamente surgem estudos (eu leio na BBC e em outros
noticiários científicos, por RSS) que apontam a importância dos joguinhos de
computador (sem falar nos jogos tradicionais). Na maior parte das vezes, o
"conteúdo" do jogo não é "educativo", mas jogar é importante para o
desenvolvimento neuro-motor da petizada, ou para socialização.

Na pedagogia construtivista, construcionista e outras, às vezes os pais
acham que a criança não está aprendendo porque ela se diverte. Mas, por meio
das bricadeiras, ela não só vai aprendendo, mas também vai desenvolvendo seu
corpo, aprendendo a se relacionar.

A socialização em jogos por rede, então, é particularmente necessária no
Brasil, conhecido por seus jogadores online muito mal educados, grosseiros e
trapaceiros.

Por isso o laptop XO está sendo pensado também como plataforma de jogos. Tem
até um concurso de criação de jogos. O vencedor ganha um laptop. Pena que só
para quem participa de um congresso de jogos nos EUA.

By the way, onde vai ser a churrascada? Vai ter cerveja Polar? :)

Abração!

googletalk: email: MSN: joseantoniorocha at gmail.com