[OLPC Brasil] Um pouco de surrealismo quando o assunto é Escola & Informática

Alberto Vianna albertovianna at terra.com.br
Sat Mar 3 18:07:04 EST 2007

Prezados amigos,

Venho acompanhando diariamente com muito interesse as intervenções de
todos e quero expressar, de inicio, a minha admiração por todos que
estão envolvidos no debate envolvendo a questão da utilização de
computadores no processo educacional das crianças, em particular
daquelas que estão hoje alijadas do "mundo tecnológico"; associando-se à
este "mundo", é claro, benefícios que hoje parecem estar mais próximas
das mãos de um grupo mais favorecido economicamente.
Ocorre que podemos observar que esta tecnologia quando usufruída pelas
mãos dos mais favorecidos parecem ocorrer dentro de suas casas. Dentro
do escritório do "papai" ou da "mamãe" ou mesmo dentro do quarto delas.
Quanto à escola do garoto(a), bem, se for uma escola particular, a
direção já compreendeu há muito tempo que sem um laboratório as mamães
não vão gostar. Então, monta-se um "laboratório", com computadores "bem
moderninhos", constituídos em sua maior parte por componenetes
contrabandeados, por um monte(nem tanto assim) de cópias piratas de
Windows e Office; faz-se uma inauguraçãozinha, leva-se os alunos para
conhecerem as novas instalações e... "bola pro mato que o jogo é de
campeonato".
Certa vez minha filha chegou em casa e falou: "papai entre em contato
com a menina responsável pela informática da escola e peça uma cópia do
CD de joguinhos que a gente joga lá, eu gosto". Fiz isso e ao invés de
copiar para o meu HD executei o primeiro jogo: era um jogo em que um
bando de galinhas invadiam a terra e a missão da criança era atirar nas
galinhas. Quanto mais galinhas se matava mais galinhas apareciam num
cada vez mais curto espaço de tempo. Fazia mais pontos quem matasse mais
galinhas. PELO AMOR DE DEUS! E os professores? Afinal de contas quem foi
que mandou colocar computador na escola?
É lamentável, é tudo profundamente lamentável...
Sou servidor municipal lotado na Secretaria de Educação do meu
município. À respeito penso em colocar algumas idéias em outra
oportunidade. Um grande abraço a todos.

Alberto Luiz de Barros Vianna.