[OLPC Brasil] Mais um artigo sobre o XO

Jaime Balbino jaimebalb at gmail.com
Wed Jan 10 06:38:05 EST 2007

Numa idéia, sua origem é garantida pelo levantamento histórico (e pode
mudar dependendo do intérprete e dos dados), a propriedade pode ser
abdicada e a autoria, compartilhada.

O MIT poderia ser o coordenador do projeto até hoje e ainda estar de
tal forma ligado a ele que nem discutiríamos sua influência. Mas foi
criada a OLPC, o Negroponte, seu coordenador, se desvinculou do
instituto, onde era o principal diretor.

São movimentações políticas que não buscam apagar o passado, como bem
levantou o José Antonio, mas melhor compartilhar uma boa idéia.

Acho que o projeto nunca foi "do MIT", no sentido de ser uma posição
oficial e hegemônica desta enorme instituição, mas pode-se sim dizer
que tem sua "grife", mas num sentido dado pelo Paulo Drummond, que
aponta também várias outras idéias surgidas e trabalhadas dentro e
fora do instituto e que tiveram repercussão ou ajudaram a inovação em
seus campos.

Há uma "cultura do MIT" no projeto, no jeito de fazer. A maneira como
eles trabalham a engenharia das coisas, indo além da pura mecânica
social, colocando também em primeiro plano elementos não
quantitativos.

Acho que é a diferença que faz o projeto brasileiro Cowboy, por
exemplo, ser uma iniciativa em hardware (apesar da grande experiência
educacional dos seus autores), e o XO um projeto eduacional. E também
a que faz o ClassMate da Intel/Positivo um projeto comercial.

Eles não são os únicos nessa abordagem progressista, mas são muito
poucos os grandes atores mundiais.

O Zé Antonio levanta uma tese interessante sobre a participação do MIT
em grandes iniciativas. Há alguns meses estava revendo ferramentas e
conceitos com os quais trabalho ou trabalhei e que tinha escolhido
entre as diversas tecnologias e teorias disponíveis. Fiquei assustado
com o número de softwares e idéias que haviam sido gestadas dentro do
MIT e que, após árduas pesquisas, havia elegido como "parceiros" e
trazido para perto de mim.

Como softwares, cito aqui o dotLRN para gerência de conteúdos
educacionais e o DSpace para biblioteca/repositório multimédia.

Num artigo brasileiro, que não sei onde está, um blogeiro pergunta
"qual é a do MIT?", pois há projetos relevantes de distribuição livre
ou pública, enquanto ele também trabalha em projetos proprietários,
secretos e militares. Acho que o tamanho da instituição e a autonomia
de seus membros explica isso.

Em outro artigo, agora em inglês, que também não possuo o link, são
listadas as contribuições para a educação do MIT. Não é uma lista
longa, mas com certeza cada item dela é tão impactante quanto a idéia
do XO.

Fico tranquilo em falar tudo isso porque não sou fâ do MIT. Mas ele
subiu muito no meu conceito por conta da enormidade de soluções
superiores que apresentou, coerentes com minha linhja de trabalho.

Um abraço,
Jaime.