[OLPC Brasil] Mais um artigo sobre o XO

Paulo Drummond ptdrumm at terra.com.br
Tue Jan 9 23:05:07 EST 2007

On Jan 9, 2007, at 5:47 PM, José Antonio wrote:

> [...]
> globosfera, me lembram a parábola "O Velho, o Menino e o Burro".
>
> Escrevi recentemente ao editor de informática da Folha de São Paulo
> comentando uma ligeira impropriedade numa notícia recente. Falava "no
> projeto do MIT". Ora, o projeto não é do MIT, afinal das contas.
> Minha tese é que "pequenas impropriedades" publicadas por aí,
> acumuladas no (in)consciente coletivo e acabam deturpando a idéia
> central. Mas o editor não deu o braço a torcer. Sic transit gloria
> media...
>
> Não é do MIT, mas talvez seja da "grife MIT".

Se fosse assim, lasers deveriam ser da "grife ColumbiaU", reatores
nucleares da "grife UChicago", transistores da "grife Bell"...

> O projeto nasceu lá, gestado com idéias deles.

A idéia-conceito original é de Alan Kay, apoiado nos preceitos
pedagógicos de Maria Montessori, John Dewey, Jean Piaget e Seymour
Papert, e tem quase quarenta anos. As primeiras realizações práticas
dessa idéia são as iniciativas de Seymour Papert no estado do Maine e
Nicholas Negroponte no Cambodja. O MIT Media Lab foi o lançador da
pesquisa tecnológica, liderada por Negroponte, e seus membros tiveram
um papel preponderante no processo. O projeto (e a realização da
tecnologia) que envolve o laptop - esse sobre o qual discutimos nessa
lista - é da organização OLPC.