Re: [OLPC Brasil] OLPC: só criar essa rede já é grande coisa

Jaime Balbino jaimebalb at gmail.com
Tue Jan 2 14:20:12 EST 2007

Vamos continuar essa conversa...

O Fundeb pode alocar recursos para financiar a informatização, mas ele
não precisa (e nem deve) ser a única fonte de financiamento. O governo
federal costuma utilizar outros fundos e estratégias para bancar
projetos relacionados a educação. Por exemplo, o financiamento de
computadores para professores em atividade que é feito pelo BB e CEF
utiliza verbas proveniente do FAT, outro fundo de administração
federal, desta vez para atendimento ao trabalhador (auxílio
desemprego, capacitação, etc...).

O próprio MEC possui recursos próprios para além do Fundeb e deve
utlizá-los em seus projetos. Ele também pode pedir novos aportes não
previstos em seu orçamento anual  à União (se ela vai dar... são
outros quinheintos).

Qualquer outro ministério ou equivalente também pode financiar ou
coordenar um projeto deste tipo, apesar de parecer algo esdrúxulo à
primeira vista. Hoje, por exemplo, a coordenação do "Um laptop por
aluno" está com a secretaria geral da presidência e não com o MEC.
Como isso envolve muito dinheiro e interesses diversos (indústria,
pesquisa, política, educação, etc...) o debate dentro do governo deve
estar quente. O mesmo ocorreu com os diversos projetos de inclusão
digital, que tinham iniciativas isoladas de vários ministérios e da
presidência.

Também há os financiamentos externos (via BID, Banco Mundial, FMI) que
podem ser pedidos e utilizados para equipamento, capacitação e
pesquisas na educação.

Sendo o Fundeb um dinheiro que pertence aos estados e que é somente
administrado pelo governo federal e tendo em vista que sua demora de
mais de 1 ano para implantação criou demandas enormes que já
comprometeram boa parte da verba. Não vejo como salutar contar com
este dinheiro para a compra de laptops. Estaríamos quase que
desvestindo um santo (com verba garantida) para vestir outro.

Se a discussão da capacitação de professores com a verba do Fundeb
fosse aberta, poderíamos ao menos já pensar no modelo de aprimoramento
dos profissionais de educação que será financiado com este dinheiro.

Um abraço,
Jaime.