Re: [OLPC Brasil] OLPC: só criar essa rede já é grande coisa

Tribuna do Rock.com - Frederico frederico at tribunadorock.com
Tue Jan 2 13:55:55 EST 2007

O Governo vai encarar o OLPC como forma de investimento, por isso quem vai
definir como vai funcionar a rede é o Fundef, ou melhor, Fundeb. É ele que
está vendo o lado do financiamento de computadores e futuramente laptops pra
professores.

A LDB traça normas muito abertas para a educação, além disso tem a
repartição de competência da nossa Federação, nesse caso o OLPC será o
investimento Federal nos municípios falando em educação, já que o ensino
básico e de competência dos municípios.

Espero que não aconteça como aconteceu na época do FHC, onde se criou
escolas públicas de qualidades, mas os alunos eram de classe média e classe
alta, geralmente filhos da classe política. Espero que o OLPC seja algo
universal.

Grato pelas correções.

Frederico.

2007/1/2, Jaime Balbino <jaimebalb at gmail.com>:

> Só esclarecendo, Frederico,
>
> O FUNDEF (agora FUNDEB) não traça as diretrizes pedagógicas, ele aloca
> recursos financeiros para a aplicação das diretrizes decidadas na LDB
> e no Plano Plurianual de Educação (construídos pelos estados e
> coordenado pelo governo federal), de acordo com as regras constantes
> da recente lei que o institui (60% dos recursos para professores, por
> exemplo).
>
> Como são diretrizes gerais e como os estados tem completa liberdade
> para definir seus programas pedagógicas (apesar dos parâmetros
> [...]

TribunadoRock.com