Re: [OLPC Brasil] Teorias da Conspiração

Jaime Balbino jaimebalb at gmail.com
Sat Feb 17 13:29:52 EST 2007

Toda a tecnologia da informação que utilizamos possui a quase totalidade dos
componentes e projetos realizados por engenheiros norte-americanos ou sob
sua supervisão.

Mesmo quando sua produção efetiva se dá na China.

Quando a Unicamp comprou um supercomputador no final da década de 80, isso
foi motivo de negociação entre Estados Nacionais, e não entre vendedores e
consumidores, como dita o capitalismo liberal.

Para solucionar impasses, uma outra máquina foi deliberadamente colocada
para repassar aos EUA toda a rotina diária de processamento do
supercomputador da universidade. O motivo (ou desculpa): os americanos
queriam ter certeza de que não estávamos fazendo cálculos para uma "bomba
nuclear" ou algo assim.

É claro que eles também tinham acesso a todos os outros cálculos, incluindo
todas as nossas pesquisas e inovações tupiniquins...

Em tese, é possível monitorar ligações telefônicas, Internet (cuja
totalidade do tráfego brasileiro passa por Miami), computadores
governamentais e etc... Os satélites espiões podem ler placas de carro,
jornais e identificar pessoas. Somente os algoritmos usados pelo Google são
suficientes para traçar perfis de consumo e comportamento (a empresa sabe
disso e coloca o compromisso com o sigilo como sua moeda de maior valor).

Não será o XO ou outro de seus companheiros que irá despertar a ânsia
fofoqueira dos arapongas ianques e locais. Só see for para descobrir nossas
inovações na sala de aula... E como nossas crianças podem se divertir e
descobrir mais do que as de outros países.

Agora para Marta:

A educação brasileira vive a eterna "crise da falta". É uma situação que
nenhum projeto macro-social resolve, pois depende da atuação local, onde
computadores, infraestrutura esportiva, livros, salas e verbas não se tornam
úteis sozinhos. E acabam encostados em em "locais especiais", longe do
dia-a-dia da escola e, quiçá, com algumas poucas horas semanais para cada
turma de crianças.

Mas se é para pensarmos em mudar esta realidade, por que não embutir aí o
futuro, somando-o às demandas passadas?

Não vejo imposição tecnologógica, na forma como projetos como a UCA. Vejo
alertas e possibilidades. E novas variáveis a serem consideradas no debate
que sempre ocorreu.

Em 17/02/07, marta caputo <mvcaputo at yahoo.com.br> escreveu:

>  Prezados,
>
> A propósito da notícia publicada hoje pelo Washington Post em
> http://www.olpcnews.com/people/negroponte/olpc_cia_conspiracy_theory.html primeiramente
> gostaria de refletir convosco sobre a maneira pela qual o termo"teoria da
> conspiração" vem sendo empregado pela "mídia oficial" norte-americana e, por
> conseguinte, pela nossa "mídia oficial", já que os complexos midiáticos
> ocidentais operam como multinacionais, com suas filiais alí e acolá...
> Após os ataques de 11/9/2001 em NY, qualquer questionamento acerca das
> [...]

Jaime Balbino Gonçalves da Silva
Designer Instrucional e Consultor em sistemas de ensino
Gestão, automação e adaptação em EAD
Pedagogo e Técnico em Eletrônica
Campinas, SP - Brasil
jaimebalb at gmail.com