[OLPC Brasil] Teorias da Conspiração

marta caputo mvcaputo at yahoo.com.br
Fri Feb 16 22:26:55 EST 2007


    Prezados,
   
  A propósito da notícia publicada hoje pelo Washington Post em http://www.olpcnews.com/people/negroponte/olpc_cia_conspiracy_theory.html primeiramente gostaria de refletir convosco sobre a maneira pela qual o termo"teoria da conspiração" vem sendo empregado pela "mídia oficial" norte-americana e, por conseguinte, pela nossa "mídia oficial", já que os complexos midiáticos ocidentais operam como multinacionais, com suas filiais alí e acolá...
  Após os ataques de 11/9/2001 em NY, qualquer questionamento acerca das hoje sabidas falsas razões para que George W Bush deflagrasse essa estúpida e covarde guerra contra o povo iraquiano tornou-se uma "teoria da conspiração". Ou seja: questionar as deliberações do governo norte-americano, mesmo que você tenha calhamaços de provas, documentários, depoimentos e investigações de grupos ativistas, de direitos humanos ou pontos de vista contrários à ideologia imperialista e neo-liberal da gangue do New American Century Project  , você na verdade, aos olhos dos "entusiastas" do pensamento único, não tem nada disso, mas está apenas tecendo uma "teoria da conspiração". Questione a ordem imposta e serás apontado como um conspirador. Ou até, como terrorista ou colaborador.
   
  Quanto às possibilidades de sermos espionados pela CIA por meio dos laptops das crianças, creio que essa poderia ser a solução da lavoura!
  Imaginem quantos agentes da CIA não teriam que aprender português rapidamente para desempenhar tal tarefa! Por mais que o tracking por palavras-chaves seja uma tarefa automatizada, interpretar as mensagens que contenham tais palavras, ameaçadoras no entender da CIA e do governo norte-americano, exigiria uma grande demanda de trabalho intelectual humano, concordam? Seria uma ótima oportunidade para norte-americanos perderem o ranço que têm por aqueles que não dominam o seu idioma. Uma fantástica oportunidade para aprenderem uma segunda língua! Em tempos de desemprego global, nesse caso, nossas chances de nos tornarmos funcionários do estado norte-americano, como profssores de português se ampliam fantásticamente!
  Quanto a entregarmos a educação de nossos filhos ao Conselho de Inteligência Nacional dos Estados Unidos... bem... será que não dá na mesma que entregá-la ao Ministério da Educação Brasileiro?
  Pois, convenhamos, a mídia não notícia  com ênfase alguma, nem mesmo nos USA, diante das terríveis investidas da censura nesses tempos bicudos  e prá lá de caóticos na terra do Tio Sam (pior que o período da ditadura em nosso país, né? fala sério!), mas a educação básica em terras yankees não é lá uma das maravilhas do planeta, não é mesmo? E, no momento, com as demanda$$$ militare$$$, tem muita escola no mais poderoso país do planeta até mesmo sem merenda. Assim, imaginem os salários dos professores lá também...
  Portanto, apesar de ser uma entusiasta dos usos da tecnologia em sala de aulas, conheço a realidade de nossos alunos e professores. Conheço também o que podem produzir, quando bem orientados e incentivados. Não tenho dúvidas da evolução da autonomia de cada um em construir seu próprio aprendizado, mediante os usos das Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação.
  Entretanto, como alguém mesmo disse aqui nesta lista, a educação no Brasil, no momento, precisa muito mais do que computadores. A começar por um projeto político-pedagógico que reflita o desejo coletivo do país que se quer construir.
  Sem isso, essa quase que imposição do uso dessa tecnologia, especificamente, em sala de aula, sem qualquer programa de treinamento específico de pessoal que reflita claramente os pressupostos de um projeto político-pedagógico, articulado pelas mais diversas instâncias da sociedade brasileira, está fadado a ser recebido com resistências de várias ordens. E aí, mais uma vez, teremos desperdiçado somas vultuosas em um projeto cujos fins, obscuros para o conjunto da sociedade, encontrarão seu destino - ou seja, o absolutamente imprevisível. Já que com a mesma tecnologia pelo meio da qual se pretende educar, se fomenta e se amplia também toda a sorte de males desses nossos tempos...
   
  Um abraço,
  Marta
   
   
  José Antonio <joseantoniorocha at gmail.com> escreveu:
  Wayan Vota, do OLPCnews, acha bobagem a teoria da conspiração de que agências norte-americanas de três letras vão espionar milhões de famílias no mundo, com o laptop XO. 

Mas ele acha que há a possibilidade de governos dos países pobres fazerem isso.

Eu acho mais fácil as pessoas espionarem os (des)governos com câmeras e microfones, do que o contrário.

Desrespeitou aposentados? Filma e bota na rede! Filas quilométricas? Bota na rede! Exigiu propina? Atendeu mal no guichê? Abusou da autoridade? Filma! 
#end
-- 
nome: "José Antonio Meira da Rocha"  tratamento: "Prof. MS."
atividade: "Pesquisa e aprendizado em mídias digitais"
googletalk: email: MSN: joseantoniorocha at gmail.com
ICQ: 658222 Skype: "meiradarocha_jor"
veículos: [ http://meiradarocha.jor.br http://olpcitizen.blogspot.com ]
_______________________________________________
Brasil mailing list
Brasil at laptop.org
http://mailman.laptop.org/mailman/listinfo/brasil

  __________________________________________________
Fale com seus amigos de graça com o novo Yahoo! Messenger 
http://br.messenger.yahoo.com/ 


 __________________________________________________
Fale com seus amigos  de graça com o novo Yahoo! Messenger 
http://br.messenger.yahoo.com/ 
-------------- next part --------------
An HTML attachment was scrubbed...
URL: http://mailman.laptop.org/pipermail/brasil/attachments/20070217/82b90bbd/attachment.html


More information about the Brasil mailing list