Re: [Laptop100-commits] Re: [OLPC Brasil] OLPC: "alguém" ficou de fora e está enciumado...

José Antonio joseantoniorocha at gmail.com
Thu Feb 15 21:37:53 EST 2007

On 2/16/07, Paulo Drummond <ptdrumm at terra.com.br> wrote:

> Aqui mesmo nessa lista - e eu também dou a mão à palmatória - a discussão
> é predominantemente sobre tecnologia eletrônica e/ou digital. Em
> pouquíssimos momentos discutiu-se o aspecto metodológico, aquele em que se
> dicute o *como* e não o *com o que* se fará a pretendida revolução
> educacional.

É mesmo, eu também...  mas talvez seja só o momento. Acho que essa discussão
sobre metodologia explodirá em 2007/2 e 2008, quando o projeto for aplicado.

Uma pergunta que não quer calar: quanto tempo levou, da instituição do lápis
> de grafite como instrumento de desenho e escrita (séc. XVI), até o dia em
> que popularmente crianças puderam usá-lo para se expressar? Outra: e quanto
> tempo os livros levaram, desde Aldus Manutius (pra não falar só de
> Gutemberg) até ocuparem as estantes das bibliotecas de escolas fundamentais?
> Mais uma: por que demoraram tanto?
> Lápis de grafite e livros portáteis estão no topo da minha lista das
> tecnologias mais notáveis dos últimos cinco séculos.

Pô, a minha mãe foi alfabetizada com louza, aos seis anos de idade. Isso
devia ser 1927, por aí. Lápis e caderno de papel, pra ela, foi um grande
avanço.

Uma vez passei a noite lendo sobre o lápis (na internet, claro. Onde eu
acharia livros sobre lápis?). É muito legal a história dele, a confusão do
grafite da minas inglêsas com chumbo (por isso o grafite de lápis se chama
lead, em inglês, e "mina", em português).

Sintetizando a réplica, fica a sugestão para que novos tópicos sejam focados
> menos na tecnologia (é.. eu sei que é fascinante) e mais na metodologia
> proposta (que também é muito fascinante).

A minha grande dúvida é como criar atividades didáticas para o projeto. Não
o que o OLPC chama de atividade, mas, digamos, o que o MEC chmaria de
atividade...

atividade: "Pesquisa e aprendizado em mídias digitais"
googletalk: email: MSN: joseantoniorocha at gmail.com
ICQ: 658222 Skype: "meiradarocha_jor"
sites: [ http://meiradarocha.jor.br http://olpcitizen.blogspot.com ]