Re: [OLPC Brasil] OLPC: "alguém" ficou de fora e está enciumado...

Paulo Drummond ptdrumm at terra.com.br
Thu Feb 15 21:01:17 EST 2007

A entrevista foi para a revista Time, não para o NYT. Mas isso é o de
menos; o que importa é que o Sr. Gates, como de resto a imensa
maioria das pessoas que se arvoram a falar do (e criticar o) projeto
insistem em falar da tecnologia, do aparelho, esquecendo-se que o
projeto em si (nmmo) é muito mais metodológico que tecnológico.

Aqui mesmo nessa lista - e eu também dou a mão à palmatória - a
discussão é predominantemente sobre tecnologia eletrônica e/ou
digital. Em pouquíssimos momentos discutiu-se o aspecto metodológico,
aquele em que se dicute o como e não o com o que se fará a pretendida
revolução educacional.

O Sr. Gates diz, a dado momento da entrevista, que limita o número de
horas que seu filho deve usar o computador. Quando o desapontado
filho lhe pergunta se "isso será assim durante a vida toda?",
complementa dizendo que "em uma certa idade ele [o filho] poderá
pagar pelo seu próprio compudator." Me foi muito difícil interpolar
as duas frases, mas não chego a lamentar a sorte do pequeno Rory.
Mais me parece o caso clássico faça o que eu digo e não faça o que eu
fiz...

O projeto OLPC foi pensado para crianças a partir da idade do filho
do Sr. Gates. E pensando que crianças nessa idade gostam de brincar
de imitar, montar e construir; e que brincando com o brinquedo
adequado, elas podem aprender aprendendo a aprender. Não me
surpreenderia se o Sr. Gates adquirisse algo no gênero do XO (ou o
próprio, talvez) para dar ao pequeno Rory.

Adiante, diz – "uma das próximas coisas que estamos [Microsoft
Research] atrás é o livro didático, porque se você pega todo o
dinheiro posto em livros didáticos e o investe em 'tablet devices'
para todas as crianças, elas carregam menos peso. Eles podem ser
facilmente personalizados, mais interativos."

Onde será que eu li ou ouvi isso antes?

Finalmente, diz – "...até a explosão da Internet há 10 anos, a
tecnologia ainda não tinha causado nenhum impacto na educação."
Really, Mr. Gates? De novo, a palavra tecnologia surge como sinônimo
da parafernália eletrônica e digital. Tecnologia, para um incontável
número de pessoas, parece ser sinônimo de computador e seus
derivados, ou de cacarecos eletrônicos de toda sorte.

Uma pergunta que não quer calar: quanto tempo levou, da instituição
do lápis de grafite como instrumento de desenho e escrita (séc. XVI),
até o dia em que popularmente crianças puderam usá-lo para se
expressar? Outra: e quanto tempo os livros levaram, desde Aldus
Manutius (pra não falar só de Gutemberg) até ocuparem as estantes das
bibliotecas de escolas fundamentais? Mais uma: por que demoraram tanto?

Lápis de grafite e livros portáteis estão no topo da minha lista das
tecnologias mais notáveis dos últimos cinco séculos.

Sintetizando a réplica, fica a sugestão para que novos tópicos sejam
focados menos na tecnologia (é.. eu sei que é fascinante) e mais na
metodologia proposta (que também é muito fascinante).

Paulo