Re: [Laptop100-commits] Re: [OLPC Brasil] OLPC: "alguém" ficou de fora e está enciumado...

Paulo Drummond ptdrumm at terra.com.br
Thu Feb 15 22:40:51 EST 2007

On Feb 16, 2007, at 12:37 AM, José Antonio wrote:

> On 2/16/07, Paulo Drummond <ptdrumm at terra.com.br> wrote:
>
> Aqui mesmo nessa lista - e eu também dou a mão à palmatória - a
> discussão é predominantemente sobre tecnologia eletrônica e/ou
> digital. Em pouquíssimos momentos discutiu-se o aspecto
> metodológico, aquele em que se dicute o  como e não o com o que se
> fará a pretendida revolução educacional.
>
> É mesmo, eu também...  mas talvez seja só o momento. Acho que essa
> discussão sobre metodologia explodirá em 2007/2 e 2008, quando o
> projeto for aplicado.

Esse é o receio... Por que não começar a discutir antes da aplicação?

> A minha grande dúvida é como criar atividades didáticas para o
> projeto. Não o que o OLPC chama de atividade, mas, digamos, o que o
> MEC chmaria de atividade...

Nmmo, a atividade e conteúdo curricular são o que tem de ser
discutido. Não creio que o MEC tenha a responsabilidade sobre a
caracterização das atividades dos agraciados pelo laptop, ou mesmo
que defina o termo atividade em si. Poderá, talvez, promover
discussões a respeito das turmas "com laptop", que se diferenciariam
das "sem laptop", em âmbito nacional e regional. Mas elas dependerão
essencialmente dos projetos políticos-pedagógicos, estes de
responsabilidade das unidades escolares, eventualmente reforçados
pelos Conselhos Escolares.

A LDB (9394/96) dá uma grande liberdade e autonomia para a execução
da Educação Básica. As amarrações para a questão de conteúdo
curricular da EB são previstas nos respectivos PCN e nas respectivas
DCN. Talvez, seja analisando esses dois documentos, que se possa
avaliar as possíveis e prováveis diferenças que virão a existir entre
as atividades dos "com" e dos "sem".

Paulo