[OLPC Brasil] Projeto educacional II: a vingança do caderno

Americo Damasceno adamascj at hotmail.com
Sat Dec 22 06:28:34 EST 2007

Aqui na pequena Vila Conceição, onde moro na companhia de Tia Bernarda e do primo Xandinho (como é do conhecimento de muitos dos amigos dessa lista que são  ex-leitores do meu ex-blog sobre o projeto OLPC) existe só uma livraria, que é também uma papelaria. Outro dia entrou lá um sujeito pedindo:
- Eu quero comprar um caderno...
Resposta do vendedor:
- Nós temos vários tipos. De capa dura, com lombada simples ou de espiral... Qual é que o senhor quer comprar?
- Isso prá mim não é  importante. Eu quero o mais barato.
O vendedor atendeu seu pedido. E lá   foi o tal cara embora.
Aí entra outro:
- Eu quero comprar um livro...
-Tudo bem. E sobre qual assunto é esse livro, qual o nome do autor...
- Isso prá mim não é  importante. Eu quero o mais barato.
O vendedor fica atônito:
- Mas isso não faz sentido! Ninguém compra um livro apenas porque ele é o mais barato?
Acho que dá para parar a historinha por aí. E fica no ar  a pergunta: o laptop que o MEC está comprando é um caderno ou um livro?
Se é um livro, esse negócio de preço mais baixo é uma grande idiotice.
Como sempre disse o Negroponte: a   OLPC não é um projeto de venda de laptops, mas um projeto educacional.
Será que a Positivo está vendendo um caderno ou um livro? O presidente da Positivo já disse, também várias vezes, que sua empresa é uma empresa educacional e não apenas uma fabricante de computadores.
Nossas crianças vão receber um caderno ou um livro?
De qualquer maneira, se for um livro, sempre dá para fazer umas anotações nas margens das páginas, questionando o que está no texto.
E resta a observação de que, com o tal de "construtivismo" (pelo qual não tenho lá grande simpatia), o livro da OLPC é  mesmo quase um caderno em branco, onde os meninos vão escrever.
E se o MEC está comprando um caderno da Positivo, na realidade está mesmo é comprando o livro da OLPC. E por um preço mais baixo.
(Recado para a Júnia:  Tia Berna está muito contente com sua volta ao Brasil, depois de sua bem sucedida permanência lá no MIT. E vai mandar umas broinhas de fubá prá você, aí em São Carlos, logo que aparecer um portardor)