[OLPC Brasil] OLPC XO tem menor Custo Total que Classmate 2

Alexandre Oliva lxoliva at fsfla.org
Mon Dec 24 23:49:08 EST 2007

On Dec 22, 2007, "José Antonio" <joseantoniorocha at gmail.com> wrote:

> Pelas características das placas móveis da Intel e das baterias do
> Classmate, além do tipo de tela usada, eu já calculei que ela teria um gasto
> de energia de 8 a 10 watts por hora.

Jura, só isso?  (*)

Estou surpreso.  Pela curta duração da bateria, eu
imaginava bem mais.

Mas, considerando questões de TCO, precisa ver o quanto vai custar a
reestruturação elétrica das salas de aula pras crianças poderem usar o
equipamento durante toda a aula, sem precisarem todas sair correndo
pra tentar recarregar a bateria na hora do recreio e acabar
sobrecarregando a rede elétrica.

Além disso, a bateria do ClassmatePC dura bem menos, não só em termos
de minutos durante os quais fornece energia pra máquina funcionar, mas
também em termos de durabilidade, número de ciclos de recarga.  No
TCO, precisaria entrar o custo para substituir as baterias ao longo da
vida útil do computador.  Tipo, bateria tradicional de notebook, como
a usada no ClassmatePC, dificilmente dura mais que um ano, e é cara
barbaridade.  E ainda tem o custo ambiental dos poluentes presentes na
bateria, que precisariam ser reciclados ou pelo menos coletados
apropriadamente, e o risco de explosão que essas baterias tradicionais
têm apresentado.

OLPC X0, com sua bateria não poluente, mais segura e mais duradoura,
também deixa o ClassmatePC no chinelo nesses outros aspectos que,
infelizmente, foram deixados de fora do pregão.  Deveriam ter incluído
custo de substituição das baterias ao longo de X anos, pagamento de
energia elétrica acima de um patamar mínimo de consumo e
reestruturação das redes elétricas conforme necessário para viabilizar
o uso permanente dos computadores em sala de aula.

É, falar depois é fácil, mas melhor falar depois que não falar, né? :-/

(*) Detalhe: imagino que você queira dizer "watts.hora por hora", ou
seja, watts (= joule por segundo).  watt é unidade de potência
(energia por tempo), como velocidade de consumo de energia.  watt por
hora seria aceleração de consumo de energia.  joule e watt.hora (o
ponto indica multiplicação de potência por tempo) são medidas de
quantidade de energia: 3600J = 1Wh