[OLPC Brasil] Projeto educacional...

Nathalia Sautchuk Patrício nathalia.sautchuk at gmail.com
Fri Dec 21 13:01:36 EST 2007

Dando a minha humilde opinião pois não sou da área:
Quando era criança cheguei a usar o Sistema Positivo de Ensino. Na época, a
Internet não era tão difundida quanto hoje e o que eu usava eram basicamente
as apostilas da positivo. Lembro que a minha mãe não gostou da troca de
livros por apostilas, ainda que fossem até mais baratas, sendo que fez uma
reclamação formal ao colégio sobre o assunto.

Hoje avaliando esse pequeno contato com o sistema positivo percebo bem o
quanto aquele método era limitado e engessado. Os professores se apoiavam
(como uma muleta) naquele método e não traziam mais nada de novo para a sala
de aula, seguiam a risco o que o método propunha, sendo basicamente um curso
enlatado de tal série.

É justamente esse o meu medo se realmente a licitação for ganha pela
Positivo: nossas crianças terem um curso enlatado (basicamente nada mais que
uma "apostila on-line"), não importa se moram em realidades completamente
diferentes e que ainda que certos métodos de ensino sejam muito boas para um
lugar isto não significa que necessariamente serão para outro, até pelas
diferenças culturais que existe no nosso país (e que devem ser
respeitadas!!).

Mesmo que a Positivo ganhe a tal licitação, espero sinceramente que isso não
ocorra. E só vejo uma forma disso acontecer que é com a nossa mobilização...

Nathalia Sautchuk Patrício
http://nathaliapatricio.blogspot.com/