[OLPC Brasil] andamento da licitação

Jaime Balbino jaimebalb at gmail.com
Thu Dec 20 06:41:46 EST 2007

Pessoal,

O que eu quis dizer é que a Positivo só não leva se não quiser. Ela tem a
prerrogativa do último lance e o pregoeiro já deu a entender que ela pode
fazê-lo quando se sentir preparada para isso, após refazer suas planilhas de
custo com calma.

Pode ser que agora de manhã a Positivo peça mais tempo para  fazer estes
cálculos.

Uma coisa que me pareceu no chat da Positivo é que eles iam importar os
equipamentos e agora que já sabem qual é o "preço de referência" (obtido "em
off" do próprio MEC, porque o pregoeiro não revelou) ela está tentando
trazer a montagem para o Brasil. Mas não dá para calcular o preço final de
montar no Brasil de uma hora para outra.

A Positivo conseguiu uma vantagem enorme, pois já ganhou a preferência. O
governo precisa fechar o pregão e só negociará com o vencedor com melhor
lance agora. Se a positivo não oferecer o que o governo quer o leilão
simplesmente pode ser anulado (ou reaberto).

Mas pensem comigo, se a Positivo está querendo fabricar no Brasil para
conseguir chegar no preço que o governo quer, como é que a OLPC conseguiria
driblar a carga tributária se não tem parceiro com fábrica no Brasil?

Neste caso só uma Medida Provisória de última hora para facilitar a
importação... Possibilidade que descarto completamente (o texto de uma MP
demora muito para ser feito, mesmo que o Presidente exija urgência).

Um abraço,

Jaime Balbino