[OLPC Brasil] Tradução

Paulo Drummond ptdrumm at terra.com.br
Thu Apr 19 22:13:29 EDT 2007

On Apr 19, 2007, at 8:32 PM, Rodrigo Padula de Oliveira wrote:

> Como eu localizo os arquivos que devo traduzir ?

Depende do que vc pretende traduzir. A minha sugestão é que vc comece
com as categorias (http://wiki.laptop.org/go/Category:Countries) e
veja lá o que já existe publicado para cada país. A importância do
original para que seja ou não traduzido é, nmmo, subjetiva.
Entretanto, não deixe de visitar também a página http://
wiki.laptop.org/go/Category:Missing_translation, uma lista organizada
por Xavier Alvarez com o intuito de nos ajudar nessa tarefa.

> No projeto fedora temos os aquivo  .po em um repositorio que acessamos
> pelo cvs, em outro diretorio ficam os .pot para gerarmos os .po em
> pt_BR.

Na wiki do OLPC há alguns arquivos .pot e .po, mas estes poucos estão
sendo usados principalmente para tradução das páginas do sítio
principal (http://laptop.org).

Em localização de software, os termos constantes em menus, nos
manuais e na ajuda são "congelados" por um período. Meses em alguns
casos, talvez anos, na maior parte. Em uma wiki, isso pode ser mudado
a cada minuto, fazendo com que um ".pot" ou um ".po" tenham uma vida
bastante efêmera, não justificando, a meu ver, sua existência em
grande número.

> Na wiki como funciona isso ? Vi que a nossa sigla lá é só pt.. e nao
> pt_BR.. isso está correto ??  Portugues Brasil estao usando como pt
> mesmo ?

Não saberia dizer o que é correto, antes de uma definição do que é,
de fato, 'correto' neste caso. Na wikipedia.org, por exemplo, não há
referências ao pt_BR, havendo uma única pt (pt/wikipedia.org),
inciada por portugueses de Portugal. Entretanto, lá convivem em boa
harmonia textos publicados por brasileiros e pelos próprios irmãos de
ultramar. Num único PT.

Analogamente, não havendo referências explícitas ao pt_PT na wiki do
OLPC, entendo que o que pode ser "classificado" como pt_BR em outras
situações, lá o é como pt. Simplesmente pt.

ETA.

abs,
Paulo