[OLPC Brasil] Re: [EADBR] Re: 1o teste com crianças do XO na USP

Jecel Assumpcao Jr jecel at merlintec.com
Tue Dec 26 18:55:21 EST 2006

José Antonio escreveu:

> Será que dá pra fazer isso com o Squeak? Eu já baixei  a versão para
> Windows mas não instalei. Brinquei um pouco com a "imagem" do
> laptop (laptop simulado em Windows). Achei bastante promissoras.

O comentário do Paulo Drummond em outra mensagem é muito válido, mas com
certeza é pefeitamente possível usar o Squeak para criar aplicações
educacionais mais tradicionais. De fato isto provavelmente vai ser
necessário já que o eToys do Squeak foi feito para alunos de 5ª série
mas a idéia anunciada até agora é que a distribuição dos laptops vai
começar pela 1ª série.

> Mas, pelo que eu "pesquei" até agora, a idéia seria deixar a gurizada
> descobrir sozinha o aparelho.

Sempre que os professores puderem dar uma orientação vai ser ótimo, mas
o projeto não depende disso já que (como sempre diz o Jim Gettys) as
crianças tem o dia inteiro e você não. Os adultos sempre subestimam o
quanto elas conseguem se virar sozinhas e com os amigos.

Note que o pessoal do Squeak/eToys escreveu um livro para ajudar os pais
e professores:

> http://www.squeakland.org/sqmedia/books/kimbjbook.html

Quanto mais orientação melhor, mas a idéia é que os laptops sem
orientação nenhuma são melhor do que nada.

Infelizmente quando existe orientação mas os professores são meio
conservadores o resultado pode deixar a desejar. Pelo menos eu fiquei
bastante decepcionado com o uso que o pessoal de Extremadura fez do
Squeak:

> http://video.google.com/videoplay?docid=-7680106513348266522

Qualquer editor de html teria dado os mesmos resultados. Isto me lembre
de quando professores orgulhosos me mostravam o que seus alunos tinham
feito com o Logo. Depois de um semestre de trabalho eles tinham
desenhado uma casinha com fumaça saindo pela chaminé. Eu dizia que se
tivessem dado algo to tipo Paintbrush os alunos teriam terminado o
desenho na primeira aula...

> Parece que o resultado até agora foi bom, a julgar pela notícia do
> Jaime sobre o primeiro teste.

Bem, o estado atual do software não permite um verdadeiro teste com
crianças. Ele foi distribuído para desenvolvedores poderem começar a
trabalhar nas máquinas. Nem o próximo teste vai estar pronto para as
crianças, mas apenas a versão seguinte (BTest-3). Por outro lado, o
Squeak vem sendo usado em escolas desde 1997 em vários países de modo
que já existe bastante experiência acumulada com este sistema fora do
projeto OLPC.

> Então, me parece que a gurizada deve descobrir sozinha também
> o "conteúdo" das aulas, não?

Eu não diria exatamente isso. No construtivísmo cada pessoa deve
construir seu próprio conhecimento usando o seu próprio contexto. Assim,
você não apenas lê sobre o que o Newton fez mas de certa forma
redescobre você mesmo. Mas a não ser que queiramos que um aluno tão
brilhante quanto Newton ou Einstein dedique sua vida inteira para chegar
aos mesmo resultados que são hoje amplamente conhecidos vamos ter que
direcionar o processo para que seja bem mais limitado e *muito* mais
rápido.

-- Jecel