Re: [OLPC Brasil] Re: [EADBR] Re: 1o teste com crianças do XO na USP

José Antonio joseantoniorocha at gmail.com
Tue Dec 26 23:55:30 EST 2006

On 12/26/06, Jecel Assumpcao Jr <jecel at merlintec.com> wrote:

> O comentário do Paulo Drummond em outra mensagem é muito válido, mas com
> certeza é pefeitamente possível usar o Squeak para criar aplicações
> educacionais mais tradicionais. De fato isto provavelmente vai ser
> necessário já que o eToys do Squeak foi feito para alunos de 5ª série
> mas a idéia anunciada até agora é que a distribuição dos laptops vai
> começar pela 1ª série.

Eu estaria fazendo uma abordagem construcionista se considerasse que o
contexto dos professores é "conteudista" (digamos assim, sem ofensas), e que
isto deve ser levado em conta ao se planejar material de orientação ao
professor?

Como funcionaria a cabeça de um professor tradicional frente às ferramentas
novas?

Uma abordagem tradicional às ferramentas talvez fosse o caminho mais
escolhido, no início. Depois de usar e passar a conhecer as possibilidades
de produção e relacionamento, é que começaria a surgir mais criatividade na
elaboração de atividades. Mas estou chutando, puro achômetro.

atividade: "Consultoria e treinamento em mídia impressa e online"
googletalk: email: joseantoniorocha at gmail.com
site: http://meiradarocha.jor.br ICQ: 658222 Skype: "meiradarocha_jor"