Re: [OLPC Brasil] Livro didático: a situação virou completamente

Paulo Drummond ptdrumm at terra.com.br
Tue Dec 26 17:46:44 EST 2006

On Dec 26, 2006, at 8:25 PM, José Antonio wrote:

> Traduzir suas aulas para o Squeak????? Isso é uma temeridade!!!
>
> O Squeak / eToys é um ambiente de criação de mídia. A criança cria
> modelos a partir de conceitos e constrói seu conhecimento a partir
> do que ela produz, considerando uma interdisciplinaridade pouco
> encontrada em livros didáticos, e de transposição impraticável.
>
> Interessante! Mas digamos que eu seja um professor da primeira à
> oitava série, com o programa atual, digamos, "conteudista". E eu
> tenho em mãos o laptop. As crianças já estão usando e sabem operar
> mais que eu.

Nmmo, será um erro crasso usar professores com formação convencional
como mentores de aulas com o laptop. No meu entender, ou o currículo
muda para adaptar-se aos novos tempos, e o professor é retreinado de
acordo, ou o projeto corre sérios riscos de não dar certo.

> O que eu faço agora? Squeak pode ajudar?

O professor terá que ser capacitado a usar um padrão curricular
diferente para aulas com laptop. O Squeak pode ajudar enormemente,
desde que o professor compreenda bem que ele deixou de ser o centro
do conhecimento. A posição de "Magister" absoluto morre.

Sendo Squeak um ambiente de criação, crianças e professores trabalham
em conjunto, lado-a-lado, modelando situações que retratam - em
linguagem multimediática e divertida - a prática de conceitos de
matemática e ciência.