[OLPC Brasil] Qual o bogomips do XO?

Mauro Carvalho Chehab mchehab at infradead.org
Sat Dec 23 07:57:47 EST 2006

Oi Itamar,

Em Sex, 2006-12-22 às 19:30 -0200, Itamar Reis Peixoto escreveu:
> Mips, vem de Million Instructions Per Second (milhoes de instrucoes por
> segundo)
Coreto. No entanto, o cálculo BogoMIPS não está relacionado com a
quantidade MIPS do computador [1], mas simplesmente com a quantidade de
vezes que o kernel lê o contador interno de tempo do kernel. Algo como
[2]:

while ( jiffies < start_jiffies+1)
	start = read_current_timer();

Este teste simples serve muito bem aos propósitos do kernel, de ajuste
da base de tempo do udelay(), usado em diversos drivers no kernel. No
entanto, não traz nenhum compromisso em medir a performance de duas
máquinas. Por exemplo, no loop acima, se o processador tiver cache L1 de
16K ou de 2M, o tempo medido será o mesmo. No entanto, quanto maior o
cache L1, melhor a performance do processador. Note também que o teste
rodará apenas em um core da máquina (se ela for dual or quad core).

Para testes de performance reais, devem ser usados outros métodos para
benchmarks. Um teste interessante tem sido o tempo de compilação do
kernel, onde a performance do sistema (tempo de acesso a memória, CPU,
acesso a memória de massa, etc) é testada em uma aplicação real.

> ao meu ver quanto mais bogomips mais rapida a maquina, eu prefiro maquinas
> com bogomips maior, ja usei um 486 com 30 bogomips e posso te garantir que é
> bem lenta.
>
> ja que vc diz que bogomips nao é pra medir a velocidade entao me explique
> porque as maquinas que tem bogomips maior sao mais rapidas ?
Não necessariamente. Se você comparar máquinas muito diferentes (486,
pentium 1, pentium IV), você vai ter um índice de comparação.

No entanto, a grosso modo, se você comparar duas máquinas idênticas, com
processadores com tamanho de cache diferentes (ou uma máquina com dois
cores), por exemplo, elas terão o mesmo bogoMIPS. No entanto, a de cache
maior será mais rápida.

Ainda, uma máquina com 2x o bogoMIPS da outra não é necessariamente 2x
mais rápida que a outra.

> http://tldp.org/HOWTO/BogoMips/bogo-hilo.html

[1] http://lkml.org/lkml/2006/3/21/312
[2] Linux Kernel, init/calibrate.c

Um teste rápido em algumas maquinas aqui, da mesma "família":

AMD/Sempron 3400+ (256 Kb de cache L1):
	4003,68 BogoMIPS (com CPU a 2GHz)
	2003,03 BogoMIPS (com CPU a 1GHz)
AMD/64 3500+ (512 Kb de cache L1):
	4428.39 BogoMIPS (com CPU a 2,2GHz)
AMD/64X2 4200+ dual core (512 Kb de cache L1):
	4422.88 BogoMIPS (com CPU a 2 GHz)
	2011,84 BogoMIPS (com CPU a 1 GHz)

Se você olhar os números acima, poderia chegar a conclusão errada que a
máquina mais rápida é um AMD/64 3500+, e que todas elas tem uma
performance muito próxima, sendo o AMD/64x2 4200+ e o AMD/Sempron 3400+
equivalentes. No entanto, se você faz um teste real, é nítido que o
AMD64 X2 é *muito* mais rápido que o Sempron (uma compilação do kernel,
com todas as opções selecionadas leva cerca de 30 minutos no dual
core).

A propósito, no meu OLPC, esta contagem é 731,16 BogoMIPS.