Re: [OLPC Brasil] Promover a industria nacional através do laptop para crianças?

José Antonio joseantoniorocha at gmail.com
Mon Dec 18 12:10:19 EST 2006

Muito bom artigo, Jaime.

A respeito da criação de empregos no Brasil, criei mais uma planilha.
Como não sei quanto tempo leva para montar um laptop com componenetes
importados, usei uma hora por laptop, como base. Alguém tem essa
informação? Acho uma hora um tempo razoável.

Confira em http://spreadsheets.google.com/ccc?key=pH0vKjJkMrh1idN9DYPEAeg

Produzir no Brasil qualquer laptop que gastasse, digamos, 10
watts-hora, custaria ao governo e às famílias R$ 3,363.84 por mês, por
cada um dos 608 postos de trabalho, em custos escondidos de energia
elétrica nas escolas e nas casas.

Basicamente, o que derruba qualquer alternativa até agora apresentada
ao XO da OLPC é o fato de que ele gasta nada em energia elétrica. Seus
2 watts-hora de consumo são gerados pelos próprios estudantes.

Chamado de "fraco" quando comparado ao Intel Classmate, o XO é, na
verdade, 2,7 vezes MAIS POTENTE: roda a 250MHz por watt, enquanto o
Intel tem supostos 90MHz por watt (a Intel não divulgou o gasto do
Classmate, mas acho razoável supor que gaste 10 watts-hora).

Também compartilhei a planilha "abrindo seu código" para que todos
possam verificar as fórmulas e ver se não errei em alguma coisa.

[]s

On 12/18/06, Jaime Balbino <jaimebalb at gmail.com> wrote:
> Tenho visto surgir muitas propostas que defendem uma solução de
> inclusão digitial "legitimamente nacional", contrapostas a propostas
> "estrangeiras" como a patrocinada pela OLPC. A grande imprensa (num
> viés nacionalista) e os industriais locais têm mantido esta posição,
> que é louvável sob vários aspectos. No entanto percebo que há muito
> desconhecimento dos reais motivos que levaram o "laptop de $100" ser
> fabricado em Taywan, ao invés de nos países em que será aplicado,
> gerando empregos, aquecendo e desenvolvendo a indústria local e
> incrementando o conhecimento especializado.

atividade: "Consultoria e treinamento em mídia impressa e online"
googletalk: email: joseantoniorocha at gmail.com
site: http://meiradarocha.jor.br ICQ: 658222 Skype: "meiradarocha_jor"