Re: [OLPC Brasil] Promover a industria nacional através do laptop para crianças?

Jecel Assumpcao Jr jecel at merlintec.com
Mon Dec 18 15:04:09 EST 2006

José Antonio,

> Basicamente, o que derruba qualquer alternativa até agora apresentada
> ao XO da OLPC é o fato de que ele gasta nada em energia elétrica. Seus
> 2 watts-hora de consumo são gerados pelos próprios estudantes.

Só porque existe a possibilidade de carregar as baterias do XO com
esforço humano não quer dizer que ele vai normalmente ser usado assim.
Note que no pior caso as baterias (de 22W*hora) duram 10 horas de modo
que é possível carrega-las durante a noite em casa e depois usar o dia
inteiro na escola sem problemas. Quem não tem eletricidade nem na escola
e nem em casa não vai poder fazer isso, mas atualmente são menos de 2%
das crianças no Brasil. Claro que a situação no interior da Nigéria é
outra, mas seus cálculos precisam refletir a nossa realidade.

Quanto à fabricação no Brasil seria mais fácil pedir uma cotação a
alguma empresa como a Flextronix. Num chute total, eu ficaria muito
surpreso se eles quiserem mais que uns R$30 por máquina montada nas
quantidades das quais estamos falando. O grande problema que vejo é que
é fácil eliminar todos os impostos sobre uma máquina importada da China
(a Quanta fica em Taiwan, mas ao que eu saiba suas fábricas não)
enquanto que algo feito aqui não tem jeito não importa quantas "leis do
bem" sejam passadas.

-- Jecel