[OLPC Brasil] Fwd: [jorn] Re: [jorn] Planilhas Google ajudam investigação jornalística

José Antonio joseantoniorocha at gmail.com
Mon Dec 18 08:47:43 EST 2006

ERRAMOS!

---------- Forwarded message ----------
From: José Antonio <joseantoniorocha at gmail.com>
Date: Dec 18, 2006 11:46 AM
Subject: Re: [jorn] Re: [jorn] Planilhas Google ajudam investigação jornalística
To: jornalista at lists.cc.utexas.edu

Aff! O mané aqui esqueceu de converter minutos para horas, no tempo de
montagem de laptops.

Sete milhões de laptops que levam 10 minutos para serem montados
necessitarão de 70 milhões de minutos, correspondentes a 1,166,667
horas de trabalho. Divididos pelas 1.920 horas de trabalho de um ano,
vemos que serão empregados 608 funcionários para a produção. O gasto
de energia mensal do governo, por emprego, será de R$ 20 mil reais. O
emprego renderá uns 2 mil reais para o trabalhador.

Se um laptop levar uma hora para ser montado (um cálculo absurdo, já
que é só integrar peças que vêm prontas da China), serão necessários
3.646 trabalhadores, e o custo mensal do governo, por emprego, será de
R$ 3,363.84.

Se eu não cometi algum outro erro grosseiro, esses cálculos mostram
que é economicamente inviável produzir o Classmate da Intel no Brasil.
Ou produzir qualquer outro laptop com montagem nacional e que gaste 10
watts (não digo tecnologia nacional, porque as placas de qualquer
laptop vêm da China).

Quem quiser verificar os cálculos e as fórmulas, envie-me o email para
eu compartilhar os dados.

Abraços!

On 12/18/06, José Antonio <joseantoniorocha at gmail.com> wrote:
> Mas esta sua questão sobre emprego me instigou. Fui fazer as contas e
> criei nova planilha sobre geração de emprego:
>
> http://spreadsheets.google.com/pub?key=pH0vKjJkMrh1idN9DYPEAeg
>
> Computadores são feitos por robôs na China e só montados em outros
> lugares. Para montar 7 milhões de laptops por ano (necessários a cada
> ano para suprir 35 milhões de estudantes do fundamental), com o
> dispêndio de 10 minutos por aparelho (chutei), seriam necessários
> 36.458 trabalhadores.
>
> Se dividirmos o custo anual de energia elétrica de 7 milhões de
> [...]

atividade: "Consultoria e treinamento em mídia impressa e online"
googletalk: email: joseantoniorocha at gmail.com
site: http://meiradarocha.jor.br ICQ: 658222 Skype: "meiradarocha_jor"

atividade: "Consultoria e treinamento em mídia impressa e online"
googletalk: email: joseantoniorocha at gmail.com
site: http://meiradarocha.jor.br ICQ: 658222 Skype: "meiradarocha_jor"