[OLPC Brasil] debian (era: FISL)

Jecel Assumpcao Jr jecel at merlintec.com
Mon Apr 10 11:36:08 EDT 2006

Paulo Drummond escreveu (Sun, 9 Apr 2006 21:14:19 -0300):

> Devo ir também. E espero encontrar os outros participantes desta
> lista por lá.

Vamos combinar algo, então.

> Onde??? Que wiki?

Ooooopsss.... vejo que quando esta página da wiki antiga

http://pedia.media.mit.edu/wiki/Development_issues

foi copiada para a nova, ela foi totalmente alterada

http://wiki.laptop.org/wiki/Development_issues

de modo que não há mais referências às normas do Debian nem que se olhe
nas versões anteriores. Um problema a menos...

> Não creio que a organização ofereça programas proprietários, mesmo
> gratuitos, Jecel. A tônica é usar software aberto (ver http://
> wiki.laptop.org/wiki/OLPC_on_open_source_software). Por outro lado,
> não impedirá que sejam oferecidos proprietários gratuitos "to fit", a
> partir de iniciativas de empresas de sw, como Adobe, por exemplo.

Existem vários níveis:

1) software incluso pela OLPC nos modelos de refência e de
desenvolvimento
2) software incluso pelo governo de cada país nas máquinas que distribue
3) software que uma professora usa em sua classe
4) software que um aluno baixa por conta própria

Podemos imaginar outros níveis entre 2 e 3 mas acho que já dá para
discutir só com estes. Pelo que entendi a idéia sempre foi que 1 seria
uma variante do Linux Red Hat mas o 2 poderia até ser o Windows CE em
alguns casos (como o Nicholas Negroponte tem dito na última semana, mas
eu já tinha ouvido isso por volta de maio de 2005). É possível facilitar
os níveis 3 e 4 mesmo no caso de programas que, por um motivo ou por
outro, não sejam distribuídos nos níveis 1 e 2. Um exemplo seria fazer
um tocador de vídeo vir configurado para baixar automaticamente novos
codecs sempre que necessário.

-- Jecel