[OLPC Brasil] FISL (era: outras listas e sites)

Paulo Drummond ptdrumm at terra.com.br
Sun Apr 9 20:14:19 EDT 2006

On Apr 9, 2006, at 6:00 PM, Jecel Assumpcao Jr wrote:

> Falando em software livre, o 7º Fórum Internacional de Software Livre
> vai acontecer na outra semana (19 a 22 de abril) em Porto Alegre.
> Quando
> soube que parte da turma da OLPC vai estar lá (veja o Jim Gettys em
> http://fisl.softwarelivre.org/7.0/www/?q=pt-br/node/67 por exemplo)
> resolvi fazer uma força para ir também apesar de não ser uma época boa
> para mim. Na programação não parece haver nada relacionado com o
> projeto
> mas ainda existem várias palestras e eventos que não estão lá (veja
> [...]

Devo ir também. E espero encontrar os outros participantes desta
lista por lá.

> [...]
> num
> esquema de distribuição de conteúdo que é 100% compatível com a
> definição oficial de Open Source (todas as 10 regras da versão 1.9 -
> http://www.opensource.org/docs/definition.php) mas que não é
> compatível
> com a definição de Software Livre (limita a liberdade 0 descrita em
> http://www.fsf.org/licensing/essays/free-sw.html) as diferenças são
> bem
> claras para mim.
>
> Voltando ao OLPC, a wiki fala sobre seguir as normas do Debian

Onde??? Que wiki?

> (espero que isto não signifique ser tão chato quanto eles em
> relação ao Squeak
> já que o Ubuntu também visa seguir estas normas mas não hesitaram em
> incluir o Squeak) mas com certeza vai haver muita pressão para se
> incluir software fechado mas gratuítos como Flash ou codecs
> "emprestados" do Windows. Se o processador fosse MIPS ou ARM esta
> opção
> estaria excluída por motivos técnicos mas como é um x86 vai ter que
> ser
> uma escolha política.

Não creio que a organização ofereça programas proprietários, mesmo
gratuitos, Jecel. A tônica é usar software aberto (ver http://
wiki.laptop.org/wiki/OLPC_on_open_source_software). Por outro lado,
não impedirá que sejam oferecidos proprietários gratuitos "to fit", a
partir de iniciativas de empresas de sw, como Adobe, por exemplo.