[OLPC Brasil] FISL (era: outras listas e sites)

Jecel Assumpcao Jr jecel at merlintec.com
Sun Apr 9 17:00:14 EDT 2006

Paulo Drummond escreveu (Wed, 5 Apr 2006 00:08:05 -0300):
> Essa lista, por exemplo, foi criada a partir de uma reunião onde
> predominou o assunto software livre e afins.

Falando em software livre, o 7º Fórum Internacional de Software Livre
vai acontecer na outra semana (19 a 22 de abril) em Porto Alegre. Quando
soube que parte da turma da OLPC vai estar lá (veja o Jim Gettys em
http://fisl.softwarelivre.org/7.0/www/?q=pt-br/node/67 por exemplo)
resolvi fazer uma força para ir também apesar de não ser uma época boa
para mim. Na programação não parece haver nada relacionado com o projeto
mas ainda existem várias palestras e eventos que não estão lá (veja
"reservado para a organização" em
http://fisl.softwarelivre.org/7.0/papers/pub/).

Muita gente mistura "software livre" e "software aberto" (open source)
como se fossem dois nomes para a mesma coisa. Como tenho trabalhado num
esquema de distribuição de conteúdo que é 100% compatível com a
definição oficial de Open Source (todas as 10 regras da versão 1.9 -
http://www.opensource.org/docs/definition.php) mas que não é compatível
com a definição de Software Livre (limita a liberdade 0 descrita em
http://www.fsf.org/licensing/essays/free-sw.html) as diferenças são bem
claras para mim.

Voltando ao OLPC, a wiki fala sobre seguir as normas do Debian (espero
que isto não signifique ser tão chato quanto eles em relação ao Squeak
já que o Ubuntu também visa seguir estas normas mas não hesitaram em
incluir o Squeak) mas com certeza vai haver muita pressão para se
incluir software fechado mas gratuítos como Flash ou codecs
"emprestados" do Windows. Se o processador fosse MIPS ou ARM esta opção
estaria excluída por motivos técnicos mas como é um x86 vai ter que ser
uma escolha política.

-- Jecel