[OLPC Brasil] Vamos ao FLISOL?

elayne elayne.morais at gmail.com
Thu Mar 25 12:52:45 EDT 2010

Olá Jaime, Antonio Carlos, Tomeu,

Desculpem a demora em responder, mas sim, eu também recebi todos os emails.
Eu sou aluna da Ciência da Computação da Unicamp, e a minha agenda é bem
puxada, por isso a demora.
Esse semestre eu estou integrando a equipe do Nied/Unicamp que está
trabalhando com XOs que serão entregues para a escola Emílio Miotti, em
Campinas.
(A versão do Sugar nos XOs que estamos trabalhando é 0.82.1.)

Ao mesmo tempo, eu estou tentando participar do Google Summer of Code 2010.
A minha idéia inicial era participar como colaboradora do Sugar, já que eu
vou ter contato direto com os usuários e vou poder diagnosticar vários
problemas. No entanto, o que eu sempre ouço dos desenvolvedores são
perguntas do tipo "vc já participa?", ""vc já mandou algum código?".

Pelo que eu entendo, o objetivo do GSoC é justamente recrutar iniciantes,
universitários interessados mas que ainda não estão engajados no mundo open
source. Eu imagino que as organizações que se inscrevem buscam exatamente
isso. No entanto, o Sugar Labs apesar de se inscrever, oferece certa
relutância em aceitar pessoas novas. O que eu esperava do Sugar Labs era um
lista de propostas de projetos, assim como um roteiro com informações
importantes para quem está começando, como dicas de instalação, etc. A falta
de um "kit de boas-vindas" acaba restringindo a participação no GSoC a
apenas aqueles que já estão envolvidos, e isso descaracteriza os objetivos
do GSoC, pelo menos no meu entender. De qualquer forma, vou continuar
tentando. E espero conseguir descobrir tudo o que eu preciso em tempo de
fazer a inscrição.

Eu estive pensando em desenvolver um fake do Sugar que rodasse em qualquer
ambiente, até mesmo no Windows. A idéia do Sugar é muito interessante, a
disposição das Atividades instiga a produção de trabalhos, diferente do que
acontece num ambiente desktop padrão. Eu pensei em criar uma interface com a
cara do Sugar em forma de aplicativo, uma espécie de página de atalhos
contendo as atividades educacionais. Com a perda de terreno do Sugar, por
conta da instalação do Windows em alguns XOs e até mesmo por conta da
concorrência imposta por outros laptops, é imprescindível tornar o Sugar
mais universal e flexível. Vocês acham que essa idéia pode emplacar?

Quanto à comunidade brasileira do Sugar, eu adoraria participar!

Abraços,

Elayne.