[OLPC Brasil] OLPC em Ruanda

Juliano Bittencourt juliano at lec.ufrgs.br
Wed Jun 30 12:13:28 EDT 2010

      Olá a todos,

      Muitos colegas da lista OLPC Brasil já devem ter ouvido do projeto da OLPC em Ruanda que é o terceiro maior deployment da organização no mundo atualmente. Para aqueles que não estão por dentro, o governo de Ruanda recebeu uma doação de 10 mil XOs via o programa G1G1 e depois decidiu iniciar uma implantação em larga escala comprando 100 mil XOs. O governo considera laptops na educação uma das três ações mais importantes em educação e planeja expandir o projeto consideravelmente nos próximos anos.

      Com certeza trata-se de um projeto muito distinto do Uruguai, devido tanto a possibilidade de investimentos em recursos financeiros, a situação corrente do sistema educacional e a ausência de capital humano especializado no país.

      Silvia Kist e eu, trabalhamos no piloto da OLPC em Porto Alegre, sobre a coordenação da prof. Léa Fagundes. Devido a nossa experiência na escola Luciana de Abreu, a OLPC nos convidou para trabalhar na implantação do projeto em Ruanda. Eu tenho acompanhado o projeto desde 2007, sendo que em 2008 eu e Silvia nos mudamos pra Ruanda onde temos trabalhado no dia-a-dia de uma implantação no país.

      Até bem recentemente não estávamos conseguindo relatar esse história. Entretanto recentemente Silvia começou uma iniciativa pra documentar todo o nosso trabalho no país em dois blogs.

       O primeiro, em inglês, é um blog institucional da OLPC em Ruanda:  http://www.gc4ll.org/

       O segundo, em português e com bem mais conteúdo, é o blog pessoal da Silvia: http://silviakist.blogspot.com/

       Existe também uma galeria de fotos em : http://www.flickr.com/photos/laptops_learning/

       Para os interessados no projeto da OLPC pode ser uma interessante leitura. Apesar da África ser bem diferente do Brazil, eu acredito que certos desafios são os mesmos.

       Abraços,

       Juliano