[OLPC Brasil] Voluntariado

Ana Maria Moraes anamariaalima at yahoo.com.br
Wed Feb 4 17:33:29 EST 2009

Olá pessoal,

Eu sou um pouco nova no projeto OLPC e entrei por causa da admiração que tenho pelo trabalho do David Cavallo, em decorrencia de um trabalho voluntario que fiz em 2001 em São Paulo num projeto chefiado por ele.
Eu estou querendo ajudar, mas estou um pouco perdida quanto a forma de como começar e onde começar um trabalho voluntariado no projeto OLPC. Eu sou usuária comum de software livre, e sou péssima de programação... Um zero a esquerda em programação, mas eu sou boa no trabalho na ponta com crianças, e minha grande paixão é desenvolver oficinas de inclusão digital ou algo voltado para o publico infantil ou de pré-adolescentes.

Eu estava ano passado fazendo doutorado na área de cyberbullying (que são os conflitos em redes sociais causado pelo mal uso da rede ou do msn e celulares em escolas). Esta área é muito desenvolvida nos Estados Unidos, mas no Brasil o número de pesquisadores não chegava nem a cinco, mesmo o problema sendo sério. Eu sou um especializada nesta modalidade de violência escolar, assim como dava dicas como psicóloga para crianças, adolescentes e pais sobre uso seguro e ético da Internet e computadores em palestras em escolas, congressos e também era um pouco requesitada para falar do assunto para a mídia. Fazia um trabalho de inclusão digital da família para encarar os desafios de cibersegurança e ética na Internet, mas sempre procurando ressaltar o lado positivo da tecnologia.

Não sei se isso poderia ser a minha atividade voluntaria no projeto OLPC, mas estou querendo escrever um conto infantil (um livro digital para colocar no espaço virtual do professor do MEC) sobre prevenção ao cyberbullying e algumas dicas de cibersegurança, associando com a filosofia do pinguim no uso da tecnologia para mostrar que há também um lado positivo da tecnologia onde as pessoas compartilham o código e etc.

Eu e um colega (o Mario Teza) estávamos concebendo para a comemoração do 10 FISL se comunicar com os astronautas da NASA na estação espacial durante o final do evento lá em Porto Alegre. A idéia é do Mario, mas ele me pediu ajuda porque trabalho para um pesquisador da NASA e estava ajudando o pessoal da associação do software livre neste contato com a NASA para  fazer esta comemoração no próximo FISL junto com uma homenagem a professora Lea Fagundes. Está quase tudo arranjado para interagir com a estação espacial da NASA, mas a gente está tendo muita dificuldade desde agosto do ano passado a convencer os pesquisadores a colocar o pinguim TUX na nave espacial. Sei lá, não sei se vai sair como a gente concebeu, mas eu só estou fazer uma homenagem bem piagetiana a professora Lea ao estilo Matrix, e colocá-la para interagir com os astronautas da estação espacial. Se não conseguir colocar o pinguim na nave espacial, nada impede que
 esta seja o final da história do conto infantil sobre uso da Internet e filosofia do software livre para crianças (estilo o livro da Free Software Foundation - O Porco e a Caixa, que é um conto infantil contra o DRM).

Eu sou vou precisar de tempo mais livre para podere escrever, mas se tiver apoio da OLPC eu posso tentar construir um conto como voluntária (com outros voluntários me auxiliando na leitura da obra num espaço wiki) associando com a filosofia do projeto do OLPC e cidades digitais. É como o projeto Cidade que a Gente Quer, onde a cidade ideal das crianças seria uma cidade digital brasileira com um laptop por metro quadrado e muito wi-max onde as crianças e os habitantes são malucos pelo tux e pelo laptop XO e interagem muito na rede. Eu só precisaria de apoio e tempo para escrever esta história infantil, e se a OLPC achar interessante a idéia, posso começar o meu voluntariado no projeto desta forma. Ao menos o que não me falta é criatividade. Enfim, bem este é o meu perfil e quem puder me ajudar em qual maneira mais apropriada de auxiliar no projeto OLPC estou por aí e agradecerei o apoio...

Obs. - Aliás, eu peço desculpas, mas estou tendo problemas porque eu mudei de roteador e ainda não conseguir resolver o bug de conectar o meu Ubuntu ao wireless da casa e estou me sentindo incoerente a beça ao falar de um Windows XP nesta lista. Peço desculpas a esta tribo pela gafe virtual, mas ainda resolverei este bug nem que eu tenha que pedir ajuda para o povo do PSL-DF...

Beijos,
Ana Maria Albuquerque.

http://br.maisbuscados.yahoo.com