[OLPC Brasil] Fwd: OLPC dobra Microsoft

alexandre van de sande alexandrevandesande at gmail.com
Fri May 16 21:51:51 EDT 2008

sobre o tema inicial minha visao é que a microsoft conseguiu chegar
atrasada no jogo, reescrever muitos drivers e sair com o que parece um
sistema operacional mais estavel e mais maduro e menos bugado (pelo
que ouco em foruns) do que a forma atual do sugar. é uma pena pois
acredito muito no approach inicial do sugar, apesar de toda a conversa
da comunidaed open source que "comecar do zero" faria nascer um OS
mais leve, menos abarrotado e mais seguro.

sobre educacao existe um link muito importante aí: acho que o
essencial nessa discussao nao é o computador ou o sistema operacional
ou o kernel ou a licenca de uso, esses sao aspectos técnicos. Mas a
forma como uma ferramenta é construida influencia o uso final dela
pelo usuario. E um modelo de interfaces solitario, voltada para um
usuario isolado mexendo em seu computador umbigo nao ajuda na
aprendizagem coletiva e torna o laptop uma distracao na sala de aula,
nao uma ferramenta.