[OLPC Brasil] Aprendizado um-para-um: a visão de Walter Bender

Paulo Drummond ptdrumm at terra.com.br
Fri May 16 15:35:31 EDT 2008

Dividir e conquistar é uma estratégia política, econômica e militar
que funciona muito bem em determinadas circunstâncias. De Sun Tzu a
Niccolo Macciavelli a Osama Bin Laden; de Madison a Balfour; da
formação do Império Britânico ao genocídio de Rwanda.

*  *  *  *  *  *  *
'Sugarlabs' é uma iniciativa (de uns poucos, por enquanto) para dar
continuidade ao esforço de desenvolvimento e divulgação do Sugar, um
ambiente-interface construído em python, baseado inicialmente no
Fedora 7, que eventualmente transcenderá o projeto OLPC.

Sugar usa uma metáfora diferente, profundamente descolada do clássico
desktop/área de trabalho, imaginado para "espelhar" um escritório
típico. Sugar mira o dia-a-dia de um aluno, de uma criança, não o
trabalhador de escritório; Sugar tem atividades, não aplicações.

Ainda que se possa construir um SO em Squeak/Smalltalk (Squeak NOS é
um exemplo) e as características do Squeak o tornam semelhante a um,
Squeak não é um sistema operacional, e dificilmente se compara ao
Sugar. A rigor, Squeak não se ajusta às convenções clássicas das
definições de sistema operacional ou de linguagem de programação.

Etoys, por sua vez, é um ambiente multimídia de aprendizagem,
apresentado numa interface sobre o Squeak. Etoys foi especialmente
criada para crianças como mediadora da construção de conhecimento,
principalmente matemático e científico.

Scratch não é exatamente uma linguagem (embora descrita como tal); é
um ambiente de programação. Semelhante à estrutura básica do Etoys (e
por extensão, ao Logo), também tem o princípio da criação,
experimentação, aprendizagem e colaboração como essência, e permite
que crianças criem e compartilhem histórias animadas, jogos etc.
Assim como Etoys, Seaside, Croquet, Spoon, Scamper, Sophie e muitos
outros, Scratch é construída com base em Squeak.

-paulo