[OLPC Brasil] RE: Aprendizado um-para-um: a visão de Walter Bender

Americo Damasceno adamascj at hotmail.com
Fri May 16 08:24:22 EDT 2008

        Um  conhecido meu foi preso na época da ditadura e estava sendo torturado, junto com varios outros, numa sala do DOI-CODI, ali na rua Tutoia em São Paulo, quando entraram mais uns quatro recem presos. O coronel que o estava "interrogando"  disse:       - Voces são mesmo uns idiotas! Esse pessoal é do décimo quinto grupo revolucionário que a gente destrói. Como, divididos assim, vocês pretendem conseguir alguma coisa?      A criação do Sugarlabs me lembrou esse fato. Já existem vários  "sistemas  educativos". O Tuquito, por exemplo, da Argentina, é um "Linux educativo" muito simpático.      Eu, particularmente, fico com o sistema mais antigo que é o Squeak, que roda nos sistemas operacionais mais importantes. Pode-se dizer que o Squeak e sua linguagem - o Smalltalk - são meio confusos. Acredito que se poderia fazer um esforço para simplificar as coisas, como o pessoal do MIT fez, criando o "Scratch".      O coronel estava certo. As muitas organizações que tentavam derrubar a ditadura pela luta armada não chegou a lugar nenhum.     Depois, esse pessoal mudou sua tática  e acabou se unindo no PT e estão aí no poder, fazendo coisas boas e algumas besteiras... Mas isso é outra história.     Américo