[OLPC Brasil] [PSL-Brasil] Um grande engano do OLPC

Alexandre Oliva lxoliva at fsfla.org
Sun Jan 20 22:40:03 EST 2008

On Jan 20, 2008, Alberto Barrionuevo <abarrio at ffii.org> wrote:

> Perceibo, mas a meu argumento é que económicamente o mondo não vai a
> ser dependente do OLPC mais, porque a tecnologia já está
> suficentemente desenvolvida para poder fazer possible outros
> projetos similares ao OLPC.

Talvez.  Mas OLPC detém algumas patentes, que a Pixel Qi vai
comercializar em laptops ainda mais baratos.

> um OLPC com Windows ou um novo projecto verdaderamente livre baseado
> no Classmate em forma de uma especie de fork do OLPC.

OLPC com Windows.  Porque nele se pode instalar GNU/Linux e ter um
sistema completamente Livre.

O Classmate, além de ter sido originalmente projetado para rodar
MS-Windows, é tecnicamente muitíssimo inferior ao OLPC em praticamente
todos os aspectos, e praticamente todo o firmware dele é
proprietário.  Ou seja, pra ter um sistema inteiramente Livre, a
distância continua a mesma que na maioria dos PCs convencionais (que o
ClassmatePC é)

E enquanto o OLPC está sob controle de uma fundação, sem fins
lucrativos, e com pelo menos o que parece ser um compromisso com a
educação nos países em desenvolvimento, o ClassmatePC é apenas um
preservador do status-quo, em tamanho reduzido, desenvolvido pela
Intel com propósito único de fazer controle de danos à escolha do OLPC
de usar um processador mais adequado que, por acaso, era da grande
concorrente da Intel.  Porque, francamente, com o que a Intel gasta em
marketing e vendas pra empurrar esse negócio goela abaixo dos governos
onde o OLPC já tinha feito o trabalho de convencer sobre a importância
de uma ferramenta como essas pra educação, é impossível acreditar que
tenha como dar lucro, que é a obrigação que ela tem junto a seus
acionistas.  A única conclusão possível é que a estratégia é destruir
a concorrência, para depois auferir os lucros.  Ou talvez que os
lucros sendo auferidos hoje nos outros notebooks são absolutamente
astronômicos, mas aí OLPC teria conseguido baixar os preços ainda
mais.

> Infelizmente não temos o control do projeto OLPC. Só o seus donos tem.

Ah, e a Intel?  Qual de nós é o acionista majoritário lá? :-)

Veja, não estou dizendo que a fundação OLPC é uma maravilha.  Mas
entre Fundação OLPC e a Intel, fico com a primeira, sem muita
hesitação.

Abraço,