[OLPC Brasil] Para os amigos do OLPC: cartilha do dumping

Alexandre Oliva lxoliva at fsfla.org
Thu Jan 10 23:21:47 EST 2008

On Jan 10, 2008, Jecel Assumpcao Jr <jecel at merlintec.com> wrote:

> Quanto a 3 anos de garantia, depende de quantos micros você acha que vão
> pifar neste tempo e de o quanto é possível recuperar um quando isso
> ocorre.

Só a bateria do Classmate já precisa ser substituída anualmente, e
você deve pelo menos ter idéia do preço de baterias de notebooks.

> Acho que provar qualquer tipo de dumping vai ser impossível.

Qual o critério de prova necessário num caso como esses?  Ausência de
dúvida razoável?  Proeminência de evidência?  Evidência
circunstancial?  Motivo e arma fumegante? :-)

De todo modo, tá caro, o MEC não quer/consegue pagar isso tudo.  Acho
que deviam cancelar o pregão e orçar computadores (com garantia e
impostos) separadamente do transporte.  Aí não casa a infraestrutura
de distribuição com a montagem etc, e fica mais difícil fazer dumping
no hardware.  E aí quem sabe ganha o computador com melhor
custo/benefício educacional, e, com a abertura, outros serviços de
transporte podem entrar e oferecer custos melhores (ou não, o que
meio que comprovaria tentativa de dumping).

Não faz sentido?