[OLPC Brasil] Para os amigos do OLPC: cartilha do dumping

Jecel Assumpcao Jr jecel at merlintec.com
Thu Jan 10 17:24:54 EST 2008

José Antonio escreveu:
> Pelas informações de mercado que eu tenho até agora, é duvidoso que seja
> possível se fazer um laptop convencional como o Classmate por 246 dólares
> (incluídos aí três anos de garantia etc.).

Eu vejo tocadores de DVD portáteis com exatamente a mesma tela do
Classmate sendo vendidos aos consumidores finais nos EUA por $60. Tem um
gabinete equivalente, bateria, um "drive" de DVD (que o Classmate não
tem). Claro que tem um processador muito mais fraco e bem menos memória,
mas acho que dá para empatar por bem menos de $180 a mais.

Quanto a 3 anos de garantia, depende de quantos micros você acha que vão
pifar neste tempo e de o quanto é possível recuperar um quando isso
ocorre. Supondo 30% de falhas sem nenhuma possibilidade de recuperação
então a garantia de um produto de $190 teria que ser $57 - o total seria
$247.

Acho que provar qualquer tipo de dumping vai ser impossível.

-- Jecel