[OLPC Brasil] Computador sabota desempenho escolar, diz pesquisa

Paulo Drummond ptdrumm at terra.com.br
Mon Feb 18 20:02:07 EST 2008

Fernando,

A validade de um estudo como esse estaria diretamente associada à sua
usabilidade, se o dito cujo fosse de caráter prático. Mas não é.

O estudo é... um estudo de estatística, nada mais.

Não é atual (se baseia em dados estatísticos de quatro ou cinco anos)
e isso é uma eternidade nos dias de hoje. Não conclui direito — os
autores dão uma espécie de mea culpa na 'conclusão'... (eu nunca vi
isso!). Não recomenda nada especificamente e, ainda por cima, provoca
uma reversão de expectativas pessimamente explorada pela mídia.

Como escrevi lá na Educarus, talvez com uma ironia sutil, mas com pH
bem baixo, o estudo leva em conta a Escola como fixa, imutável. Ora,
se a Escola é fixa, a probabilidade de qualquer tremor tecnológico
ser prejudicial ao seu status quo é naturalmente muito grande.
Aproveitando-se disso, e procurando "chifre em cabeça de cavalo",
descobe-se que pobre que usa computador....

A ojeriza ao projeto OLPC demonstrada por um dos autores do estudo,
numa entrevista à Fapesp, me faz pensar que o estudo teve o propósito
de 'marcar presença' negativa, tipo "sou contra, e daí?",
aproveitando-se da respeitabilidade da revista SciELO e da própria
Unicamp.