[OLPC Brasil] Computador sabota desempenho escolar, diz pesquisa

alexandre van de sande alexandrevandesande at gmail.com
Thu Feb 14 17:45:24 EST 2008

De certa forma acredito que o estudo é sério e a conclusão coerente.
Um problema similar acontece com pesquisas de opinião com produtos
novos, quando o público rejeita um produto que lhes é apresentado pois
eles o julgam comparando com os hábitos tecnologicos que eles já tem
(pra que alguem vai querer um aprelho onde guardar 5000 musicas?
pesquisas mostram que estao felizes com os 45 minutos de fita que seus
walkmans guardam). Lançar um produto novo no mercado as vezes
significa ter fé em suas próprias convicções.

Em resumo eu acredito que o computador é uma ferramenta muito
subutilizada. Se hoje formos ver para o que as crianças usam o
computador, 90% é usar orkut e msn.  Muito disso se dá em função da
interface atual (que nao estimula colaboracao nem descoberta de novos
programas) e dos programas pré instalados na máquina (ferramentas de
produtividade e browser) e por isso eu acredito muito não só no XO mas
no sugar como ferramenta.

E é bom lembrar que educação não se dá apenas distribuindo maquinas,
mas com programas educacionais que estimulem a criatividade e o bom
uso de computadores e com professores que inspirem os alunos.