[OLPC Brasil] Pesquisa sobre uso de computadores que prejudica o estudo das crianças

Fernando Norte fnorte at gmail.com
Thu Feb 14 14:13:20 EST 2008

Olá Marco Túlio,

Obrigado pelos links, o texto do Jaime Balbino ficou bem bacana a respeito
da pesquisa e das notícias.

O que eu acho alarmente não é a pesquisa em si, isso não é um problema. Um
estudo tão amplo como parece ser sobre o USO da tecnologia na educação ser
focado na tentativa do Governo e apontado como um problema que é incoerente.
As conclusões que a imprensa toma a partir de pouca informação é que é ruim.

Pelo apresentado existe uma pesquisa e números estatísticos apontam que
existe um problema mas não sabem qual, qualquer especulação seria achismo ao
invés de dados concretos ou 'empíricos' (para quem tem um português mais
elaborado que o meu).

Dentro desse achismo eu aponto o problema que eu vivencio com colegas de
trabalho e faculdade. As pessoas estão mais relapsas nos seus estudos graças
as facilidades da tecnologia.
Eu, apesar da idade (33) ainda sou estudante de faculdade e devo ser por
muito tempo ainda, se depender de mim. As pessoas mais jovens parece que tem
uma dificuldade enorme no ato de pensar sobre as coisas. Quando o assunto é
pesquisa fica pior ainda. Parece que estão acostumados a acreditar na
máquina como algo que resolva seus problemas e encontre as soluções para
tudo. Assim engenheiros, economistas, administradores e demais usam fórmulas
prontas em calculadoras cinetíficas ou planilhas de excel para vários
cálculos que antigamente eram mais complexos para se fazer. O resultado é
que eles não fazem a mínima idéia de como funciona o cálculo e nem querem
saber. Já passei pela situação de ter que programar uma formula em uma
linguagem que não tinha a mesma pronta e houve 4 pessoas (inclusive
Mestrandos) que só me respondiam que ela estava no Excel. Nem na internet
consegui encontrá-la.
O mesmo acontece com os trabalhos escolares + google e/ou wikipedia. Parece
que eles partem do princípio que tudo que precisam saber está na Internet,
então na lógica brilhante deles, não precisam saber nada, pois sempre que
precisarem de algo basta recorrer a internet. E a preguiça e a ignorância só
vai aumentando. Não há internet na hora da prova e aí tendem a culpar os
professores.

Quando aparece algo como essa pesquisa é um primeiro passo para se repensar
no uso das máquinas ao invés de sairem enfiando tecnologias na guela das
crianças porque é importante, sem planejamento, sem educar primeiro os
educadores, apenas TER.

Aqui na lista alguém mostrou um vídeo de um mulher envolvida com o Projeto
do OLPC no Jô Soares falando do XO (minha memória não é das melhores para
nomes e pessoas :). A primeira coisa que ela citava é o fato de que o
computador como temos hoje (seja linux, windows o escambal) são maquinas
complexas e feitas para engenheiros. Em suma, a mesma máquina que eu
desenvolvedor de sistemas uso, e a mesma para a minha irmã que só usa Gmail,
MSN e Orkut. A missão hoje é tentar minimizar a máquina de forma a se
adequar o uso as pessoas. Por isso o XO é 'pobre' tecnologicamente perante
as máquinas para se fazer tudo e mais um pouco, porque além de apenas barato
ele visa ser objetivo (IMHO).

É isso pessoal, só dando meus dois cents nessa discussão bacanuda.

Abraços,

PS: Por favor, tentem lembrar de editar o assunto dos emails para ficar
coerente com o que se discute internamente.

--
Fernando G. Norte
BHte - MG
MSN e Gtalk # fnorte at gmail.com