[OLPC Brasil] RE: [SPAM] Re: Saída de Walter Bender e OLPC diz que poderá usar só windows XP

Americo Damasceno adamascj at hotmail.com
Thu Apr 24 15:43:40 EDT 2008

        A bem da verdade, cometi uma injustiça dizendo que ninguém deu a menor bola para minha arquitetura (OLPCities). O Negroponte achou legal e me mandou o primeiro protótipo de XO que entrou no Brasil (fora aquele que ele deu em mãos para o  Lula). O problema é que o Negroponte não é bem um CEO (como ele mesmo reconhece) que define estratégias e manda cumprir ordens. Ele é mais um gerador de idéias e marqueteiro.
        Américo

From: adamascj at hotmail.comTo: brasil at laptop.orgCC: americo at dmu.comSubject: RE: [SPAM] Re: [OLPC Brasil] Saída de Walter Bender e OLPC diz que poderá usar só windows XPDate: Thu, 24 Apr 2008 16:28:08 -0300

Jose Antonio diz: "O pior é que eu já estou achando que Sugar é um desperdício de tempo e recursos. A cada compra governamental de países democráticos, um tipo de máquina diferente poderá sair vencedor. As escolas terão uma mistura de plataformas, sistemas operacionais e programas  aplicativos. Voltemos ao que funciona e ao que é padrão: a Web.A OLPC deveria estar desenvolvendo sistemas Web e objetos de aprendizagem nos padrões atuais interplataforma, não sistemas específicos para o XO, na minha visão." Pois é... Bom ver que vc está vendo agora o que disse e mostrei no início do projeto OLPC e ninguém viu.Sempre foi esse o meu ponto de vista. Eu dizia que o Sugar é  a coisa mais "proprietária" que existia. E desenvolvi um protótipo de uma arquitetura chamada OLPCities, rodando em JavaScript. Coloquei todos os detalhes dessa arquitetura no Wiki da OLPC Foundation (acho que ainda está lá se não deletaram) e ninguém deu a menor bola. O pessoal estava fascinado com o Sugar e Python. O protótipo, em português - com várias lições de matérias do currículo brasileiro, um exemplo  de jornal diário para os meninos e chat - rodando apenas em I. Explorer (mas que pode ser convertido para Firefox com mudanças mínimas) ainda pode ser visto em  http://www.dmu.com/olpc Essa arquitetura roda em qualquer Linux, Windows e Mac com FireFox. Como dizia o filósofo Hibraim Sued: “os cães ladram mas a caravana passa" Se alguém se interessa pelo que ando fazendo agora, pode dar uma olhada no Manual que estou escrevendo para o Croquet-Cobalt. O Croquet é uma plataforma que cria "shareamento" de aplicações, constituindo uma camada sobre aplicações normais e não as bobagens que o pessoal está tentando fazer com o Sugar e não estão conseguindo.Falei sobre isso também há mais de ano atrás. Pode ser que algum dia alguém descubra que esse velhoprofissional de TI (com 38 anos de profissão) talvez saiba algumas coisinhas nessa área.O endereço é: http://www.opencroquet.org/index.php/Basic_Croquet-Cobalt_Island_Creator_Manual Um abraço a todos, do Americo Damasceno