[OLPC Brasil] Críticas ao projeto OLPC de um professor

Denise Vilardo dvilardo at gmail.com
Sun May 20 00:00:39 EDT 2007

Continuando...

Da mesma maneira que as crianças que terão oportunidade de lidarem com os
laptops no seu cotidiano, não deixarão de pular amarelinha, nem de brincar
de pique-esconde, e ainda continuarão plantando feijões no algodão úmido e
medindo a sala de aula com barbante - porque as coisas não se excluem, mas
se complementam e se ampliam - convivemos com escolas onde os laboratórios
de informática ficam fechados e, ainda, bibliotecas escolares não são
acessíveis aos alunos, para não "estragarem", convivendo com iniciativas
bastante sérias e produtivas - em escola públicas, sim - onde alunos e
professores têm oportunidade de realizar trabalhos belíssimos de primeira
linha.

Dêem uma olhada no http://internetnaeducacao.blogspot.com/  e encontrarão
uma infinidade de relatos de experiências fantásticas que já estão
acontecendo nesse país, envolvendo professores e alunos de escolas públicas
que, a despeito de toda adversidade, encontram oportunidade e têm
compromisso e responsabilidade com os princípios fundamentais da educação de
construir conhecimento e autonomia.

Nós, educadores, somos responsáveis pelo debate e pelo esclarecimento
pedagógico do que deve ser feito na escola. E escola é lugar de formar gente
em suas potencialidades e diferenças.

Escola é lugar de compreender e aprender para o mundo que estamos vivendo
agora, e não para um futuro que sequer sabemos qual será.

Escola é lugar de se pensar alternativas para melhorarmos o que não está
bom, de se aprender a lutar pelo bem estar coletivo.

Escola é lugar de formamos pessoas para respeitarem-se umas às outras, para
serem colaborativas, justas e dignas.

Escola é lugar de ampliar e produzir conhecimentos.

Escola é lugar de transformação.

E se a sociedade está do jeitinho que está, cheia de gente "sabida e
esperta, que só sabe levar vantagem em tudo", é porque temos formado
gerações e gerações, sem nos preocuparmos com as transformações necessárias,
preocupados que somos com a manutenção de uma coletividade perversa, que já
se mostrou suficientemente incapaz de acolher os verdadeiros valores da vida
humana.

E os laptops chegam para ajudar nessa urgente e necessária mudança. E não
pode chegar devagarzinho, nas pontas dos pés, mas tem que chegar assim
mesmo, mobilizando as pessoas, desestabilizando as "verdades" estabelecidas
e criando um caos inicial, para que depois se retome o ponto de equilíbrio.
Um grande abraço a todos

Denise Vilardo