[OLPC Brasil] Críticas ao projeto OLPC de um professor

José Antonio joseantoniorocha at gmail.com
Sat May 19 17:00:08 EDT 2007

On 5/19/07, marta caputo <mvcaputo at yahoo.com.br> wrote:

> [...]
> entre o governo brasileiro e a INTEL.
> São os homens do "puder" aqui dessa Banana Republic comprando sucata
> técnológica dos países do hemisfério norte, depois que o uso das mesmas já
> se comprovou inútil por lá. Apenas prá abocanhar o seu quinhãozinho, nas
> comiças, nas licitaçõezinhas...
> Acompanho as discussões desta lista há tempos. Nenhum projeto
> político-pedagógico que cause alento foi apresentado, até o momento, nem por
> parte do governo, nem por parte da INTEL.
>
> Estude o material do LEC/Ufrgs.Eles têm pilhas de dissertações e teses
sobre o tema.

> [...]
> saudável, segura, esperançosa, amorosa, cultivando princípios para uma
> existência mais humana.
> Se, ao invés de distribuir um laptop por aluno (o UCA devia se chamar
> URUCA - cedo ou tarde, a analogia será inevitável), pudéssemos promover às
> nossas crianças, aos seus pais e professores a oportunidade de frequentar
> uma escola da pedagogia Waldorf, ninguém ia querer saber de computador tão
> cedo! Porque numa escola Waldorf, as crianças aprendem a respeitar a
> natureza
>
> E as escolas atuais não? Acho que as professoras vão ficar chateadas com o
que você pensa.

> (as aulas de educação agrícola, plantar, colher, preparar os alimentos com
> aquilo que todos, juntos plantaram - e entenderam todos os muitos contextos
> envolvidos só nesse simples processo - para citar apenas um), os seus
> semelhantes e valores como a colaboração e a solidariedade, dentre muitos
> outros.
>
> Legal. E os computadores vão proibir este tipo de atividade?

O artigo do Prof. Setzer me trouxe pelo menos um alento: ainda existem seres

--
nome: "José Antonio Meira da Rocha"  tratamento: "Prof. MS."
atividade: "Pesquisa e aprendizado em mídias digitais"
googletalk: email: MSN: joseantoniorocha at gmail.com
ICQ: 658222 Skype: "meiradarocha_jor"
veículos: [ http://meiradarocha.jor.br http://olpcitizen.blogspot.com ]