[OLPC Brasil] Críticas ao projeto OLPC de um professor

Roberto Fagá robertofaga at gmail.com
Sat May 19 14:13:46 EDT 2007

Marta, a questão é que tirar das escolas públicas a tecnologia não vai
melhorar a sociedade, ao contrário, vai excluir a classe pobre cada
vez mais. E além do mais, acho inválido questionar se o projeto está
tendo ou não um conteúdo educacional adequado uma vez que ele é livre,
quero dizer, duvidar sim, mas escrever artigo sobre isso... Acho que
ao invés de apostar em algo não dar certo, pode-se ajudar o projeto,
visto que a OLPC é uma instituição sem fins lucrativos e aberta a
ajuda de todos (além de ter vários grupos de pesquisa aqui no Brasil
trabalhando nisso também).
Por outro lado, a inclusão na tecnologia é algo inevitável,e um deles
serão escolhidos para as escolas, seja o XO ou o ClassMate da Intel,
ou então ainda mais computadores normais como já é feito atualmente e
produz pouquíssimo ou nenhum resultado uma vez que conheço professores
da rede pública que se queixam que a aula seria muito interessante com
o uso do computador para determinados meios, como o citado pela profª
Jenny, mas falta equipamentos ou são de difícil operação, ou ainda
como é o caso da maioria, não existe curso preparatório para os
professores.
Queremos uma sociedade melhor, sempre a humanidade quis, e acho que um
importante passo é a igualdade de oportunidades entre as diferentes
classes, pelo menos no quisito de conhecimento técnico.